11 maneiras de aumentar seu engajamento no Instagram em 2021

Quer saber como aumentar seu engajamento no Instagram em 2021? Você não está sozinho!

Hoje, as marcas precisam examinar mais detalhadamente suas métricas de desempenho e rastrear comentários, salvamentos, compartilhamentos, visualizações de histórias do Instagram e até mesmo do direct para entender como estão se saindo.

Felizmente, não é tão difícil quanto você pode pensar! 

Para te ajudar, preparamos esse material com 11 maneiras de você elevar o nível de sua estratégia e aumentar o engajamento no Instagram em 2021.

Continue lendo para conferir!

11 maneiras de aumentar seu engajamento no Instagram em 2021

1- Descubra sua melhor hora para postar

Você sabia que pode estar limitando seu engajamento no Instagram em 2021 postando na hora errada ou simplesmente não com a regularidade necessária?

Embora existam várias maneiras de aumentar o seu engajamento no Instagram, postar quando o seu público está mais ativo é uma vitória rápida. 

O algoritmo do Instagram adora postagens que geram muito engajamento em um curto período de tempo e frequentemente colocam essa postagem no topo dos feeds de seus seguidores.

Para incentivar isso, passe algum tempo monitorando e rastreando suas análises do Instagram para saber quando é o melhor momento para postar para o seu público.

Cada conta do Instagram é composta por seguidores únicos em diferentes fusos horários, por isso é uma ótima ideia encontrar o seu melhor horário personalizado para postar no Instagram. 

Dessa forma, você pode alcançar mais pessoas, aumentar o engajamento e expandir sua marca!

2- Teste e analise regularmente novos tipos de conteúdo

Alguns dos melhores planos de conteúdo no Instagram vêm de experimentação.

Testar novas formas de conteúdo pode parecer assustador no Instagram, especialmente se você sentir que está no caminho certo e vendo um bom engajamento em sua estratégia de conteúdo atual.

Mas confie em nós: experimentos de tentativa, erro e conteúdo são essenciais para estar à frente da curva e ter uma estratégia mais forte.

Não sabe por onde começar? Aqui estão algumas ideias que você pode experimentar este mês:

Nº 1: Teste novos tipos de conteúdo. Memes, citações, conteúdo gerado pelo usuário, mini-infográficos ou até mesmo um vídeo no estilo selfie podem ser ótimos em sua grade ou histórias.

# 2: Faça experiências em vídeo como Instagram Stories , Instagram Reels e IGTV.

Algumas marcas funcionam bem com conteúdo de formato longo na IGTV, enquanto outras ainda preferem os clipes curtos e rápidos. Experimente algo fora de sua norma.

# 3: Teste diferentes estilos de stories do Instagram e veja se eles melhoram seu engajamento.

Por exemplo, veja se um conteúdo de bastidores atrai seu público ou se eles preferem resumos semanais.

Ao testar diferentes tipos de conteúdo, não se esqueça de verificar regularmente suas análises!

E se mesmo assim você ainda estiver perdida com a geração de conteúdo para aumentar seu engajamento no Instagram em 2021, não se preocupe, pois nós temos um material que pode te ajudar. Nosso calendário de postagem para redes sociais é perfeito para isso!

3- Crie conteúdo “salvável” para seu feed

Comentários, compartilhamentos e salvamentos no Instagram são mais importantes do que nunca.

Uma das melhores maneiras de melhorar seu engajamento neste ano é criar mais conteúdo que incentive seu público a tocar no botão Salvar!

“Conteúdo salvável” é qualquer coisa que você sabe que seu público vai querer revisitar mais tarde.

Usar postagens de carrossel para compartilhar dicas e informações valiosas pode resultar em mais salvamentos, já que seu público pode consultar a postagem quando quiser agir de acordo com as dicas. 

Quando você estiver fazendo um brainstorming de conteúdo “salvável” para seu feed, pense no que é importante para seu público e no que ele encontrará valor.

Pode ser qualquer coisa, desde um infográfico a memes engraçados ou citações que você sabe que irão ressoar.

4- Compartilhe dados que seu público vai adorar

Publicar conteúdo personalizado e baseado em dados é uma grande previsão da tendência para 2021 e acreditamos que também ajudará a impulsionar o engajamento.

Nós prevemos um pouco mais de análises baseadas em dados e infográficos compartilhados de verdadeiros defensores da marca, consumidores e fãs.

Pronto para experimentar a tendência? Comece examinando seus próprios dados.

Por exemplo, se você é um lojista online, consegue ver quando as pessoas gostam mais de fazer compras? O que gerou a maior venda do mês? Qual porcentagem do seu público votou em um novo produto?

A partir desses dados, você é capaz de construir uma história sobre isso para compartilhar com seu público ou há uma estatística importante que você sabe que seu público vai adorar?

Embora a produção de conteúdo baseado em dados exija algum tempo extra e preparação para ser executada, vale a pena o esforço quando você vê que suas taxas de engajamento aumentam!

5- Escreva legendas mais longas para aumentar o engajamento no Instagram em 2021

Você sabia que sua legenda do Instagram pode ter até 2.200 caracteres? É muito espaço para compartilhar com seu público.

Um dos fatores que afetam o desempenho de sua postagem no Instagram no algoritmo é o “tempo gasto na postagem”.

Portanto, uma das maneiras mais fáceis de melhorar seu envolvimento no Instagram é simplesmente escrever legendas mais longas.

Agora, não estamos dizendo que cada legenda deve ter milhares de palavras, mas mesmo escrever uma frase inteira em vez de apenas alguns emojis pode ajudar a aumentar o engajamento no Instagram.

6- Revele informações sobre sua marca e negócios

O poder da autenticidade no Instagram é enorme – e deve se tornar ainda mais forte em 2021!

Estamos vendo toneladas de marcas e empresas aderindo e mostrando um lado mais honesto, real e vulnerável de suas marcas e negócios.

Um alto nível de autenticidade pode ajudar muito na construção de uma conexão mais forte com seu público, o que, por sua vez, incentiva mais engajamento.

Quando você pode mostrar o lado bom e ruim, as lutas junto com as vitórias, sua marca será mais identificável para o seu público.

É bem provável que neste ano você veja donos das empresas usando o Instagram para compartilhar o funcionamento interno da empresa, fazer perguntas e respostas ao vivo ou apenas dar um pulo para dizer “oi”.

Então agora é a hora de entrar no movimento e começar a compartilhar mais dos seus bastidores com seus seguidores para aumentar seu envolvimento no Instagram.

7- Use elementos divertidos

As postagens no Instagram levam tempo, esforço e planejamento para acertar. Mas isso não significa que você não possa se divertir um pouco!

Estamos vendo mais e mais marcas adicionando elementos de humor e referências à cultura pop em suas postagens, adicionando memes e tópicos de tendência a seus conteúdos.

Claro que você precisa respeitar o tema e o tom geral da sua marca – se os memes não se encaixam nos valores da sua marca, então é melhor deixá-los fora de sua estratégia e não comprometer sua aparência.

Mas se você puder incluir alguns momentos divertidos em sua estratégia, prepare-se para ver alguns retornos reais em seus comentários, compartilhamentos e curtidas!

8- Preste mais atenção às suas hashtags

Se você quiser aumentar seu engajamento no Instagram, entender quais hashtags estão levando mais pessoas aos seus posts é muito importante.

Com o site Best Hashtag, por exemplo, você pode rastrear as hashtags que mais são usadas no Instagram.

Dessa forma, você pode ver quais geraram mais engajamento e estão sendo usadas no momento.

Quanto mais forte for o seu jogo de hashtag, mais impressões e olhares para o seu conteúdo!

9- Crie conteúdo compartilhável

A capacidade dos usuários de compartilharem postagens de feed em suas histórias do Instagram ou Direct é um recurso útil que o ajudará a alcançar ainda mais pessoas.

O segredo é fazer conteúdo que você sabe que seu público vai querer repassar.

Semelhante à criação de conteúdo salvável, o conteúdo compartilhável precisa estar altamente relacionado ao que seu público gosta e precisa.

Pense em infográficos, dados que podem chocar ou desencadear intrigas, memes divertidos ou citações relacionáveis.

10- Crie mais conteúdo de vídeo

2020 foi um grande ano para o formato no Instagram – especialmente com a introdução dos Instagram Reels – e não mostra sinais de desaceleração em 2021.

Ao incorporar mais conteúdo de vídeo em sua estratégia de conteúdo, é quase certo que você aumentará o engajamento em seu perfil do Instagram.

Mas criar vídeo não precisa parecer assustador – na verdade, o conteúdo de vídeo pode ser muito fácil de fazer.

Com o aplicativo Canva você consegue criar vídeos tão profissionais quanto um expert no assunto. E o melhor, de forma gratuita, rápida e simples.

E se você está querendo participar do Instagram Reels, não se esqueça de que eles foram projetados para ser rápidos e divertidos e podem ser usados ​​para cativar seu público com conteúdo educacional.

O Instagram Reels é uma ótima maneira de experimentar conteúdo pequeno, explorar um novo recurso de vídeo criativo e se envolver com sua comunidade.

Não há como negar que o Instagram é um lugar competitivo, mas ainda existem várias maneiras de aumentar seu envolvimento no Instagram de maneira criativa.

Então, da próxima vez que você estiver planejando e criando estratégias para seu conteúdo do Instagram, tente incorporar essas dicas e ver como seu público responde.

Ah, mais uma coisa! Se você realmente quer aumentar seu engajamento no Instagram em 2021, nós fizemos um guia que nos levou de 0 a 30 mil seguidores em 6 meses. Do 0 a R$ 500 mil de faturamento no mesmo período. Vale a pena investir nesse produto e revolucionar seu Instagram!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *