O guia definitivo para escrever boas legendas para o Instagram

Escrever boas legendas para o Instagram pode ser muito difícil.

Afinal, para serem boas elas devem ser engraçadas? Sérias? Inspiradoras? É necessário usar emojis e hashtags? E as Ctas? Preciso colocar em todas?

A gente sabe que as dúvidas são muitas na hora de escrever uma legenda criativa e atraente.

Felizmente, para ajudá-la a criar legendas para o Instagram tão boas quanto suas fotos, elaboramos este guia com todas as nossas dicas principais. Continue lendo para aprender!

Por que as boas legendas do Instagram são tão importantes?

Quanto mais alguém passa tempo lendo sua legenda e se engajando com sua postagem, melhor será sua classificação com o algoritmo do Instagram !

As legendas são uma ferramenta poderosa que pode ser usada para incentivar curtidas, comentários e até visitas ao seu site

Ou seja, se sua postagem conseguir engajamento suficiente, pode até acabar na página Explorar !

Além do mais, as legendas são uma grande oportunidade de construir um relacionamento mais forte com seu público.

Embora alguns perfis possam ter bons resultados postando um emoji de lua única como legenda, para marcas e influenciadores, apostar em textos longos que defendem a narrativa e a autenticidade podem gerar ótimos resultados.

Portanto, a tendência de legenda “micro-blogging” é uma ótima maneira de se conectar em um nível mais profundo com seus seguidores, o que por sua vez pode aumentar a fidelidade à marca.

Diante disso, é bom lembrar também que uma boa legenda no Instagram deve ser acompanhada de uma call-to-action (CTA) eficaz.

Essa é uma das melhores maneiras de inspirar seus seguidores a comentarem suas postagens. E isso significa ainda mais engajamento em sua conta.

Como escrever boas legendas para o Instagram

Então, como é uma boa legenda do Instagram?

Em sua forma mais simples, uma boa legenda do Instagram fornece contexto, adiciona personalidade e inspira seus seguidores a agirem.

No entanto, quando você gasta tempo e esforço aperfeiçoando suas imagens do Instagram, criar uma legenda pode parecer um trabalho adicional para o qual você não tem tempo.

Por isso, para ajudá-la a começar a escrever boas legendas para o Instagram que convertam leitores em seguidores leais e engajados, estamos compartilhando nossas principais dicas!

Como escrever boas legendas no Instagram: escreva uma primeira linha matadora

Tornar a primeira parte de sua legenda do Instagram super envolvente e atraente é uma maneira infalível de aumentar a quantidade de tempo que as pessoas passam vendo sua postagem.

O truque é garantir que você entregue o elemento mais chamativo na sua primeira linha antes que a legenda seja encurtada pelo Instagram, para que fique visível no feed de alguém sem que essa pessoa precise clicar em “ler mais”.

Você pode despertar a curiosidade de seus seguidores com uma declaração intrigante ou capturar a atenção deles com estatísticas importantes, desencadear uma resposta emocional ou compartilhar uma oferta exclusiva.

Seja qual for a tática que você escolher, lembre-se de que o objetivo é despertar o interesse de seus seguidores, para que eles leiam a legenda completa e se envolvam com sua postagem.

Adicione uma CTA convidativa

O simples ato de incluir uma CTA em sua legenda e convidar seu público a comentar ou curtir uma postagem pode percorrer um longo caminho quando se trata de gerar mais engajamento.

E o melhor – o envolvimento não para com o Instagram!

Uma boa CTA pode inspirar seus seguidores a interagir com o site da sua empresa, inscrever-se em um boletim informativo ou fazer compras online!

Veja como adicionar seus CTAs em suas postagens do Instagram:

Usando para impulsionar o engajamento

Se você quiser mais engajamento em suas postagens, tudo o que você precisa fazer é pedir!

Adicione uma CTA às legendas do Instagram, como “toque duas vezes se gostou”, ou faça uma pergunta pessoal para encorajar mais comentários em sua postagem.

Isso não apenas fortalecerá o senso de comunidade em sua conta, mas também fornecerá indicadores positivos para o algoritmo do Instagram – o que levará a mais exposição para sua postagem.

Tente manter seus CTAs divertidos e fáceis de fazer para encorajar o maior número de engajamentos possível.

Outro ótimo call to action que irá impulsionar sua postagem com o algoritmo do Instagram é pedir a seus seguidores para marcarem seus amigos na seção de comentários de sua postagem.

Isso pode ser tão simples como dizer: “Marque um amigo que precisa ouvir isso!”, ou “Marque alguém que usaria isso!”.

Usando para levar o tráfego para seu site

Você também pode usar uma CTA para incentivar seu público a visitar seu site ou comprar um produto.

Se você tem mais de 10 mil seguidores no Instagram, pode adicionar links diretos nos seus stories e convidar os espectadores a “deslizar para cima” para saber mais.

Mas pode ser um pouco mais complicado direcionar seus seguidores para o seu site a partir das legendas de sua postagem, visto que não é possível clicar em links.

Uma maneira de contornar isso é encorajar seus seguidores a clicar no link em sua biografia, ou mesmo visitar uma URL específica.

O Instagram fornece apenas um hiperlink em sua biografia, então se você precisa adicionar mais de um, pense em usar uma ferramenta como o Linklist

Assim, seu público sempre poderá encontrar o link que procura e você não precisará atualizar o link em seu perfil!

Adicione quebras de linha a legendas mais longas

Manter as legendas do Instagram curtas e contundentes é uma ótima maneira de garantir que sua mensagem seja transmitida – mas e quando você tem muito a dizer?

Adicionar quebras de linha às legendas do Instagram irá mantê-las fáceis de ler, mesmo quando você tem vários pontos a fazer!

Este hack de espaçamento simples é ótimo para quebrar legendas pesadas, o que pode ser um sério desestímulo para seus seguidores.

Anteriormente, você tinha que adicionar símbolos individuais, como estrelas ou travessões, cada um em uma nova linha de texto, para criar quebras de linha em suas legendas.

Mas aqui nós vamos te ensinar uma maneira simples de pular uma linha no Instagram.

Tudo o que você precisa fazer é copiar o caractere invisível dentro do parêntese abaixo e colar no seu texto. Veja como é simples.

Dito isso, vamos ao passo a passo para você utilizar o caractere especial:

1. do seu celular, copie o espaço ao lado que está entre parênteses: (⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀);

2. copiado o espaço – que na verdade se trata do caractere invisível – abra seu Instagram e pule a linha normalmente, com enter mesmo;

3. cole o caractere no espaço entre os parágrafos que você deixou com o enter;

4. pronto! 

Agora é só publicar o post.

Use uma voz de marca consistente

Além das dicas óbvias sobre como usar gramática e ortografia adequadas, uma das partes mais importantes de qualquer boa legenda do Instagram é uma voz consistente e de marca.

As legendas do Instagram devem espelhar a personalidade da sua marca e devem soar e parecer o resto de seus canais de marketing.

Em geral, é uma boa ideia usar um tom mais informal em suas legendas, pois isso tornará suas postagens mais pessoais – o que é ótimo para incentivar o envolvimento!

Uma dica rápida é ler as legendas em voz alta ou ditar a legenda para o telefone usando as anotações de voz. 

Se não soa como você falaria naturalmente, talvez valha a pena voltar à prancheta.

Escolha 2 a 3 temas para trabalhar

Uma estética consistente de feed do Instagram é uma das melhores maneiras de criar um grande e fiel número de seguidores enquanto exibe o estilo e o tom únicos da sua marca – e o mesmo se aplica às legendas do Instagram!

Legendas consistentes no Instagram darão à sua conta uma personalidade e foco mais fortes, reforçando que você é um especialista em um assunto, seja ele qual for!

Uma maneira fácil de fazer isso é definir 2 a 3 temas sobre os quais você pode escrever repetidas vezes.

Algumas marcas, por exemplo, mantêm suas legendas centradas em seus produtos, transparência e sustentabilidade.

E você pode escolher qual tipo de enfoque quer dar com suas legendas.

Inclua emojis atraentes

Quando você não está usando emojis para chamar a atenção, você pode usá-los para adicionar personalidade à legenda do Instagram.

Você pode inserir vários emojis no início de sua legenda para chamar a atenção de seus seguidores com um pouco de cor, para que eles queiram clicar para ler mais, ou você pode substituir palavras inteiras por um emoji.

Mesmo se você apenas adicionar um emoji no final da legenda do Instagram, isso tornará sua legenda mais convidativa para seus seguidores – e por que não? 

Afinal, todo mundo adora um emoji!

Escreva várias legendas de uma só vez

Um dos maiores motivos pelos quais as pessoas têm problemas para escrever legendas no Instagram é porque tentam fazer isso na hora que estão publicando o post, o que definitivamente não é o ideal.

Aliás, é muito mais eficiente escrever várias legendas de uma só vez para que você possa realmente entrar no clima!

Portanto, seja a primeira coisa na segunda-feira de manhã ou sua última tarefa antes do fim de semana, reserve um tempo e dedique-o apenas às legendas.

Se quiser se organizar com legendas, você pode planejar suas postagens no Instagram com antecedência com nosso calendário de postagem para redes sociais.

São mais de 700 ideias prontas para você criar seu conteúdo de 2 anos na velocidade que quiser.

Inclusive, temos um bônus especial para quem adquire o calendário, em que ensinamos a programar o conteúdo nas redes sociais de forma gratuita!

Use hashtags para aumentar sua capacidade de descoberta

As hashtags não apenas ajudam você a ganhar mais seguidores no Instagram.

Elas também são uma ótima maneira de se conectar com os clientes, encontrar conteúdo criado sobre você por seus seguidores e construir relacionamentos de longo prazo com parceiros influentes!

Como as hashtags do Instagram funcionam nas legendas

Hashtags ajudam a organizar e categorizar fotos e conteúdo de vídeo, o que significa que o Instagram sabe quando mostrar sua postagem para os visualizadores que pesquisaram a hashtag ou estão navegando na página Explorar.

Por exemplo, um blogueiro de culinária pode postar uma foto de um prato de comida saudável e, em seguida, usar as hashtags #comida, #gastronomia e #comidasaudável.

Como ser estratégico com hashtags

Para ter sucesso com hashtags, é importante ser estratégico quanto ao uso delas.

isto é, as hashtags “mais populares” do Instagram são apenas palavras simples e, embora marcar #amor , #feliz e #cão pode dar a você mais algumas curtidas, não ajudará muito no seu crescimento a longo prazo.

Em vez de usar as hashtags mais populares do Instagram, é melhor usar as principais que são específicas para o seu público.

Quanto mais restrito for o escopo da hashtag, mais engajados os usuários estarão.

 Você ficará surpreso ao ver como as hashtags de nicho podem te ajudar!

Use hashtags de marca em sua legenda do Instagram

Uma hashtag de marca é uma ótima maneira de iniciar uma conversa com seus seguidores e aumentar o alcance de seu conteúdo.

Hashtags de marca são uma forma de seus “fãs” compartilharem com seus seguidores como eles já estão se envolvendo com sua marca.

Isso pode significar um grande crescimento para seus seguidores e ajudar com o engajamento geral no Instagram.

Mantenha suas legendas do Instagram limpas

Adicionar hashtags às legendas do Instagram é uma ótima maneira de tornar suas postagens mais detectáveis, mas muitas hashtags podem fazer com que suas legendas pareçam desorganizadas.

Da mesma forma, adicionar hashtags muito cedo em sua legenda pode encorajar os usuários a clicar fora de sua postagem – o que é o oposto do que você deseja alcançar!

Em vez disso, adicione as suas hashtags bem no final da legenda, escondido atrás de várias quebras de linha!

Isso manterá suas postagens no Instagram detectáveis e manterá sua estética elegante.

Crie legendas para seus stories do Instagram

Adicionar uma legenda aos seus stories é uma das maneiras mais eficazes de capturar a atenção dos espectadores – especialmente porque muitas pessoas assistem aos stories sem som .

As legendas podem ser informativas para encorajar o seu público a sintonizar e ouvir!

Você também pode usar as legendas para fazer com que seus seguidores concluam uma ação específica. 

Isso pode ser tão simples quanto incentivá-los a deslizar para cima ou clicar no link em sua biografia.

As legendas não apenas incentivam mais a atividade, mas também tornam seus stories mais amigáveis ​​para pessoas com deficiência auditiva.

Otimize suas legendas IGTV

Quando uma prévia do IGTV é compartilhada com o feed do Instagram, a legenda é automaticamente extraída do título e da descrição do vídeo IGTV.

Com isso em mente, vale a pena pensar em como o título e a descrição de seu vídeo IGTV funcionam como uma legenda de postagem de feed – já que as visualizações são uma das melhores maneiras de gerar mais visualizações para o conteúdo de seu vídeo!

As descrições de seus vídeos IGTV também são o único lugar onde você inclui links clicáveis ​​no Instagram (além do seu link na biografia).

Então, definitivamente vale a pena encorajar seu público a assistir seu vídeo IGTV completo em suas legendas de visualização de feed!

Criar boas legendas para o Instagram pode parecer difícil, mas se você quiser ter sucesso na plataforma, é importante aprimorar essa técnica.

Quer você seja uma marca de comércio eletrônico que vende produtos ou um blogueiro que compartilha conteúdo, escrever boas legendas para o Instagram pode mudar o seu jogo.

Pronto para levar suas legendas do Instagram para o próximo nível? Veja o que nosso pacote de conteúdo para redes sociais pode fazer pelo seu negócio. Clica no link e saiba mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *