Saiba como perder o medo de fazer stories no Instagram

O Instagram é, hoje em dia, uma ferramenta essencial para qualquer negócio. Além de divulgar a sua marca e seus produtos/serviços, a presença na rede social também é ótima para diminuir a distância entre o seu negócio e seu potencial cliente.

Entretanto, a cada 10 pessoas que postam diariamente algum tipo de conteúdo no Instagram, pelo menos 5 delas têm medo do que os outros vão pensar ou simplesmente não gostam da própria imagem.

Além das mudanças bruscas que ocorrem no algoritmo da rede social, ainda temos o desafio de lidar com a exposição da nossa imagem, que para muitas pessoas, é um dos maiores obstáculos para criar conteúdo relevante e frequente.

Se você faz parte desse grupo de pessoas, abaixo nós preparamos algumas dicas para te ajudar a ter mais confiança e sobre como perder o medo de fazer stories. Siga lendo e confira!

Como perder o medo de fazer stories no Instagram?

Bom, todos temos que lidar com nossa timidez e insegurança na hora de postar algum conteúdo que usa a nossa própria imagem.

Engana-se quem pensa que os influencers e blogueiras também não passam por isso, afinal, essa é uma condição inerente ao ser humano e temos que aprender a lidar com isso.

A principal dica é que você não fique pensando demais no que os outros vão achar do seu conteúdo. Não é possível agradar a todos, mas tenha certeza que existe um público perfeito e que adorará o que você tem a dizer.

Enfim, vamos às dicas!

Saiba do que você está falando 

A primeira dica de como perder o medo de fazer stories é ter propriedade naquilo que você está falando. Isso te dará mais confiança e segurança, e contribuirá para que você passe a mensagem de forma clara e compreensível para o seu público.

Se você for abordar um conteúdo que você não conhece bem, além de passar um conteúdo de baixa qualidade ao seu seguidor, as chances de você não se expressar bem nos stories são maiores.

Explore novas ferramentas

Esteja aberto a novas tecnologias, sem qualquer tipo de preconceito. Faça testes e tente entender bem o funcionamento de cada uma das ferramentas, pois isso também lhe ajudará a ter mais confiança na hora de postar o seu stories.

Além de tornar o seu conteúdo mais rico, melhora muito a experiência do seu seguidor.

Crie uma marca pessoal

Há algum tempo, era normal que as pessoas tivessem perfis separados: um profissional e outro pessoal. Entretanto, esse tipo de ação ficou no passado e atualmente vemos cada vez mais os influenciadores usando uma única conta, agregando conteúdos de cunho pessoal com aqueles de cunho profissional.

Se o seu negócio está vinculado diretamente à sua identidade, é altamente válido compartilhar com os seguidores o seu lifestyle, pois é justamente isso que eles procuram: o que é genuíno, transparente e que faz com que eles se identifiquem.

Caso o seu negócio não esteja atrelado à sua imagem, você pode mostrar o dia-a-dia da empresa, como trabalham os funcionários e a interação que eles possuem no expediente.

Humanize o seu perfil!

Entenda o funcionamento do feed e stories

De nada adianta saber como perder o medo de fazer stories, se você não entende bem o funcionamento dessa ferramenta.

Saiba que aquilo que você posta no feed, sejam fotos ou vídeos, devem ser um tanto mais caprichados, afinal, todos que entrarem no seu perfil vão se deparar com elas a qualquer momento.

Entretanto, os stories não são bem assim. Diferentemente do feed, o que você posta por lá só fica online durante o período de 24h. Exatamente por isso, você não precisa postar conteúdos super produzidos.

Perca essa ideia de que o storie deve ser impecável. Isso só alimentará mais ainda o seu medo de postar por lá.

E se você é o tipo de pessoa que se importa muito com isso, saiba que existem aplicativos para deixar os stories mais organizados, atrativos e etc.

Tenha um roteiro

O que significa ter um roteiro de posts? Isso quer dizer que você deverá seguir à risca um certo ordenamento de conteúdos?

Não necessariamente. Um roteiro te ajudará a manter uma frequência na produção dos seus posts.

Você pode planejar por temas diários, dividindo entre trabalho, bastidores, tutoriais e até mesmo feedback de clientes.

Essa organização te ajudará a saber o que deve ser postado e em qual momento.

Atualize-se, mas nunca deixe sua experiência de lado

Obviamente, todos nós temos que nos atualizar. Porém, nunca devemos deixar de lado o que a experiência já nos ensinou.

Todo mundo tem algo para contar ou uma certa especialidade em determinado assunto. Faça uso desse atributo e repasse esse conhecimento adquirido com a experiência de forma casual.

Isso também lhe ajudará muito a criar sua marca pessoal e ter bons resultados nos stories.

Vivendo e aprendendo

Você está procurando saber como perder o medo de fazer stories, certo? Esse medo pode vir por uma infinidade de diferentes motivos, porém, é bem normal que as pessoas tenham esse temor por não se sentirem seguras falando de determinado assunto.

Se esse é o seu caso, que tal dividir isso com as pessoas da sua audiência? Como já mencionado, hoje em dia as pessoas estão procurando por empresas humanizadas, feitas por pessoas.

Conte como está sendo o seu processo de aprendizado e da sua empresa, faça enquetes, perguntas e mantenha a transparência com os seguidores.

Não se atenha somente aos números

Muitas pessoas se atém somente ao número de pessoas que estão vendo os stories, mas essa não é a única https://profissionalizar.org/impressoes-no-instagram/métrica a ser analisada.

Um número alto de pessoas vendo os seus stories é sim uma coisa boa, mas de nada adianta se esse público não está se envolvendo com o conteúdo. Além disso, se apegar demais aos números pode lhe deixar ainda mais inseguro na hora de postar.

Use as enquetes aos seu favor

Use as enquetes ao seu favor, pois elas lhe ajudarão a conhecer o seu público e saber o que eles querem ver.

No menu de stories, você encontra ferramentas para formular perguntas, testes, bate-papo e outras ferramentas, como música, hashtags, localização, stickers e muito mais. Tudo isso será ótimo para te ajudar a ter um bom diálogo com o público.

Acha que esse conteúdo sobre como perder o medo de fazer stories no Instagram pode ajudar outras pessoas? Compartilhe com elas!

Um comentário

  1. Gabreiela Darmont Freire

    De forma resumida me deu uma luz sobre várias coisas que precisamos mudar no nosso perfil. Mais uma vez, obrigada ! Adorando as dicas do blog. Vlw pessoal. !

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *