Como tirar boas fotos do produto para vender online sem gastar muito

Já ouviu aquela frase: “uma imagem vale mais que mil palavras”? Pois é, saiba que ela faz todo o sentindo na hora da venda do seu produto. O que eu quero dizer é que uma foto bem produzida ajuda bastante na hora de atrair clientes e concretizar uma venda. Mas como tirar boas fotos do produto para vender online sem gastar muito?

Para saber a resposta, eu sugiro que você continue lendo o post. Afinal, eu sei que isso vai ser muito importante para sua estratégia de divulgação.

Acompanhe!

7 dicas de como tirar boas fotos do produto para vender online sem gastar muito

Antes das dicas de como tirar boas fotos do produto para vender online sem gastar, é importante ressaltar que nada se compara às técnicas de um profissional, que é capaz de identificar posições e cenários para explorar ao máximo a produção das fotos.

No entanto, como o intuito aqui é diminuir consideravelmente seus gastos e também partindo do pressuposto de que você ainda não tem uma boa quantia para fazer um investimento em produção, as dicas a seguir contribuirão bastante para  seu objetivo de venda.

1- Use a luz natural

Nada de flash ligado! Isso mesmo, a primeira dica de como tirar boas fotos do produto para vender online sem gastar é aproveitar a luz natural, que é perfeita para qualquer tipo de foto.

O uso do flash compromete bastante as cores reais do objeto fotografado, e você não quer que seus produtos apareçam nas fotos com sombras atrás e um aspecto diferente, não é?

Essa dica é válida tanto se você for usar seu celular quanto se você tiver uma câmera profissional.

2 Utilize um fundo branco

Não tem nada pior que um cenário todo estranho, com objetos à mostra, que não aparecem ali de propósito. 

Você pode notar, por exemplo, que a maioria dos sites de eCommerce usam imagens com fundo branco, destacando somente o produto. Essa técnica é conhecida de “curva infinita”.

Mas como explorá-la? É simples, basta usar um pedaço de papel, cartolina ou tecido branco atrás do produto, formando uma ligeira curva. 

Isso gera mais facilidade na hora de corrigir a iluminação, enquadramento, além de valorizar o que você quer vender.

3- Mostre detalhes do seu produto

As pessoas querem ver o máximo de detalhes possível, afinal, como elas só conseguem ver o produto do outro lado da tela, não conseguem tocar nele.

Por isso, fuja do padrão. Ao fotografar, busque ângulos diferentes e que você nunca imaginou usar. 

Outra coisa que você pode fazer para valorizar ainda mais é proporcionar uma noção de escala da peça. Se você vende bolsas, por exemplo, pode colocar um aparelho de celular, uma fruta, caderno ao lado dela.

Assim, o cliente terá noção do tamanho do produto, fator que pode ser difícil quando só é possível ver a sua imagem.

4- Cuidado com o enquadramento

O enquadramento das fotos também conta muito para gerar um aspecto profissional. Não é nada agradável ver uma foto com o fundo desalinhado.

Por isso, veja se a disposição está proporcional ou se o objeto que deve ser destacado está posicionado de forma que chame a atenção em todo o cenário. 

Em fotos de catálogo e redes sociais, costuma ser fácil perder a atenção do cliente para o que está ao seu redor. 

É importante que o produto esteja sempre em uma posição que o favoreça.

5- Cuide da estabilidade

Não há nada pior que uma foto  tremida e borrada.

Isso ocorre quando você clica na tela para tirar uma foto e ele acaba mexendo, por não estar em um apoio fixo e, sim, na sua mão.

Mas você pode evitar isso se utilizar acessórios de apoio como tripé. Existem modelos que comportam até smartphones.

Utilizar o timer da foto, também reduz drasticamente a vibração e a aparência de foto borrada, que ocorre ao apertarmos o botão disparador.

Bonûs para quem não tem acessórios: sempre use as duas mãos ao tirar fotos. 

Ao segurar o celular com as duas mãos, você aumenta a estabilidade e isso pode suprir a falta de um acessório, mesmo não sendo o ideal.

6- Não use o zoom do celular

O Zoom pode até ser um auxílio em momento específicos, mas recomendamos que ele não seja utilizado.

Pois nem todos os smartphones possuem zoom manual, e é bem provável que, ao usar o zoom digital, a qualidade das fotos diminua, causando distorções na imagem.

O ideal mesmo é se aproximar do produto para manter a qualidade original.

7- Aprenda editar

Você não precisa ser um expert em edição para fazer retoques e ajustes na foto, mas vai precisar saber o básico.

Até porque contratar um editor para fazer esses ajustes será um custo muito alto, por isso é importante aprender a usar os recursos de edição.

Hoje, esse se tornou um trabalho bem mais fácil, inclusive, pode ser realizado pelo seu próprio celular. Aplicativos gratuitos de edição estão disponíveis, seja na Apple Store (sistema IOS) ou no Play Store (Android).

Adobe Lightroom, VSCO e PicsArt são alguns exemplos que existem para você explorar de forma gratuita e aperfeiçoar os detalhes das fotos dos seus produtos.

Só não exagere e evite os efeitos prontos que essas ferramentas oferecem.  Imagens de produtos devem representar suas cores com a maior fidelidade possível.

A intenção é corrigir pequenos detalhes para tornar a foto cada vez mais agradável visualmente.

Agora que você já sabe todas as dicas de como tirar boas fotos do produto para vender online sem gastar muito, comece a produzi-las e depois compartilhe a sua experiência conosco. Vamos adorar!

2 comentários

  1. Eneyda Mara Brito Pinto

    Bom dia
    Fiz o pagamento por débito.

  2. Achei muito legal o material de vocês! Sou consultora de produtos de beleza e da Tupperware! Sei que são “ramos” diferentes, mas vocês tem algo pra esse tipo de coisa?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *