Como usar hashtags no Instagram?

A aplicação das hashtags na internet não é algo novo. Desde o início das redes sociais esta vem sendo uma técnica usada para aumentar o alcance, mas nem todo mundo sabe realmente como utilizá-la da maneira correta.

Se você também quer saber como usar hashtag no instagram e aumentar a visibilidade das suas publicações, saiba que você está no lugar correto.

Hashtags, quando bem usadas, possuem um enorme potencial e podem aumentar consideravelmente os seus resultados das suas publicações na rede social.

Sendo assim, siga com a sua leitura e venha conferir um pouco mais sobre como fazer uso correto das hashtags no Instagram!

O que é hashtag?

Antes de aprender como usar hashtags no instagram, você sabe o que é uma hashtag?

Basicamente, ela é uma ferramenta que tem como objetivo organizar conteúdos diferentes que se referem a um mesmo tópico.

Como o seu próprio nome sugere, são tags que contextualizam os posts publicados no Instagram para o usuário, facilitando a sua busca por determinados tipos de conteúdo.

Quando um usuário pesquisa por determinada hashtag, todos os conteúdos que a usaram aparecem em um feed especial.

Não existem segredos de como usar hashtag no instagram, bastando apenas usar o seu símbolo (#), antes de determinada palavra (sempre sem espaço ou acento).

Por que usar hashtags no Instagram?

Como dito anteriormente, o uso das hashtags no Instagram servem para que outras pessoas que não te seguem, possam encontrar os seus posts.

Além de atrair novos seguidores, elas também ajudam a ampliar a visibilidade do seu conteúdo e trazem pessoas interessadas no tema para o seu perfil, o seu público-alvo.

Também existe a funcionalidade de seguir hashtags, o que pode aumentar significativamente o engajamento dos posts ao usar as tags corretas, conseguindo quase que “seguidores indiretos” para determinados tipos de publicações.

Quem sabe como usar hashtag no instagram também costuma aplicá-las em campanhas ou na promoção de determinados assuntos, como tem sido comum acontecer a programas de TV.

A utilização da ferramenta nos seus posts ajudará o algoritmo da rede social, a entender que determinado conteúdo se refere a um assunto em específico (que também pode ser um acontecimento, debate, campanha e etc).

Dicas de como usar hashtag no instagram

Sem sombra de dúvidas, saber usar as hashtags é fundamental para a sua estratégia de marketing.

Mesmo que exista muito conteúdo na internet sobre como usar a ferramenta da forma correta, ainda existem muitas pessoas que cometem erros bobos na hora de escolher as melhores hashtags para o seus posts.

Muitos ainda optam por hashtags aleatórias, erradas, em enorme quantidade e dentre outros erros.

Para que você também não cometa esses descuidos, nós preparamos algumas dicas de como usar hashtag no instagram. 

Não polua a sua legenda 

O que quer dizer “não poluir a legenda”?

Primeiro ponto: não separe as frases usando hashtags!

Se o seu tema é composto de uma frase, ao invés de usar a hashtag em cada uma das palavras, faça uso das letras maiúsculas para diferenciar cada palavra.

#FaçaDesseJeito e não #faça #desse #jeito.

Além de deixar o visual do conteúdo muito menos poluído visualmente, vai facilitar a leitura, o termo não perderá o sentido e não atrapalha o alcance da postagem perante o algoritmo.

Seja coerente

Uma das principais dicas sobre como usar hashtag no instagram, é justamente saber buscar os temas que tenham relação com a sua marca e post.

De nada adianta inserir uma hashtag extremamente usada na rede social se em nada ela se comunica com a sua postagem.

Use o buscador do Instagram

Antes de sair lotando o seu post com todas as hashtags que você acha que são ideais para o seu tema, faça uma busca rápida na rede social para entender o que seu público procura.

Coloque-se por um momento no lugar do seu público e busque pelo tema normalmente. Irão aparecer diversas hashtags relacionadas com a  palavra pesquisada.

Veja se os termos batem com o que você imaginou inicialmente e se os resultados são bons. Caso sejam, não hesite em usar.

Use ferramentas para ideias de hashtags

Existem ferramentas que podem te ajudar no momento da escolha da sua hashtag quando você estiver sem ideias.

Existe, por exemplo, o Hashtag Generator, uma ferramenta que permite que você faça uma busca por determinada palavra-chave e que lhe dá uma variedade ampla de hashtags similares e relacionadas com o termo.

Junte o uso desses recursos com a busca na própria ferramenta do Instagram e melhore ainda mais a sua atuação na rede social.

Crie sua própria hashtag

Acima, na definição do termo hashtag, explicamos que elas são um meio de organizar e catalogar conteúdos por assuntos.

Portanto, crie sua própria tag e comece a espalhá-la em todas as suas redes sociais.

Dessa forma, você estará incentivando o seu público a procurar por sua marca de uma forma mais direta.

Além disso, também é possível criar campanhas para viralizar ou pedir que seus seguidores façam postagem usando a # em questão.

Olhos no que a concorrência está usando

Assim como em todo o marketing digital, copiar nunca é uma boa alternativa. Porém, estudar a concorrência é fundamental para ter um norte sobre o que fazer.

E se você está em busca de como usar hashtag no instagram da melhor forma possível, vai precisar saber o que seus concorrentes estão fazendo nesse sentido.

Quais hashtags estão usando e como?

Não exagere na quantidade de hashtags

É de suma importância usar as hashtags, mas como tudo na vida, isso deve ser feito com moderação.

Hoje em dia, não faltam mais provas que comprovam que o uso excessivo de hashtags não aumenta o engajamento, muito pelo contrário.

O próprio Instagram recomenda uma média de 5 tags por post, sendo 30 o número máximo para que não diminua o seu engajamento.

Use hashtag nos seus stories

Muitas pessoas acabam esquecendo que as hashtags também devem ser usadas nos stories.

Além do feed, a busca do Instagram também mostra as # vinculadas em stories e isso ajudará a levar o seu conteúdo para mais pessoas.

Gostou desse artigo sobre como usar hashtags no instagram? Deixe um comentário!

2 comentários

  1. Ana Maria Da Silva santos

    Anda nao entendo sobre a tecnologia mais preciso aprender estou gostando obrigado

  2. Gabreiela Darmont Freire

    Dicas preciosas , objetivas que fazem todo sentido. Obrigada por compartilharem informações úteis gratuitamente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *