8 maneiras de enganar o algoritmo do Instagram

Já se perguntou se existe uma maneira de enganar o algoritmo do Instagram?

A resposta é sim – e não há necessidade de promover conteúdos maliciosos que possam bloquear sua conta na plataforma.

Simplesmente entender como o algoritmo funciona e como otimizar sua estratégia de conteúdo para ele é a melhor maneira de obter uma vantagem.

Quer saber mais como isso funciona? Continue a leitura para saber mais!

Você pode realmente enganar o algoritmo do Instagram?

Em última análise, o algoritmo do Instagram (ou algoritmos múltiplos, para ser mais preciso) é projetado para entregar aos usuários o conteúdo com o qual eles têm maior probabilidade de se envolver.

Portanto, quando se trata de trapacear o sistema, a melhor tática é dar ao algoritmo exatamente o que ele precisa para fazer seu trabalho adequadamente.

Com isso em mente, aqui estão 8 estratégias que você pode usar agora para enganar  o algoritmo do Instagram:

Hack de algoritmo nº 1: seja consistente em seu nicho

O algoritmo do Instagram está constantemente aprendendo com você. Cada postagem que você compartilha, a hashtag que você usa e o engajamento que você faz fornecem ao algoritmo um indicador do que é sua conta.

Quanto mais você investe, mais você ganha.

Com isso em mente, ser consistente em seu nicho (desde o conteúdo que você publica até as contas com as quais interage) é uma das melhores maneiras de educar continuamente o algoritmo.

Quanto mais fácil o algoritmo puder “categorizar” sua conta e seu conteúdo, maior será a probabilidade de suas postagens aparecerem para usuários que já demonstraram interesse em seu nicho.

Uma vez que o algoritmo tenha uma indicação forte do seu nicho, é mais provável que seu perfil seja mostrado a públicos relevantes.

Hack de algoritmo nº 2: compartilhe conteúdo quando seu público for mais ativo

Outra forma de aumentar seu desempenho com o algoritmo do Instagram é postar quando seus seguidores estão mais ativos e engajados.

Isso aumenta a probabilidade de curtir, comentários e compartilhamentos, já que sua comunidade está mais “ligada”, em vez de distraída pelo trabalho ou escola.

E esse envolvimento é um grande indicador para o algoritmo do Instagram. 

Quanto mais engajamento sua postagem receber, maior será a probabilidade de ela ser veiculada para mais usuários.

Dica de algoritmo nº 3: incentive comentários e curtidas adicionando CTA nas legendas

Uma das principais maneiras de enganar o algoritmo do Instagram é encorajar o máximo de engajamentos possível.

De acordo com o Instagram, os engajamentos mais importantes para a classificação do feed são comentários, curtidas, compartilhamentos e visualizações de vídeos.

A melhor maneira de incentivar mais esses compromissos? Inclua um CTA nas suas legendas.

Isso pode ser tão simples quanto fazer uma pergunta à sua comunidade ou solicitar que marquem um amigo nos comentários para inserir seu último sorteio.

Hack de algoritmo nº 4: adapte suas postagens para SEO do Instagram

Como já falamos acima, o algoritmo do Instagram está constantemente “interpretando” suas postagens para que possa categorizar seu conteúdo e veiculá-lo para o público certo.

Com isso em mente, existem algumas coisas que você pode fazer para otimizar suas postagens para o Instagram SEO:

  • Escreva legendas descritivas com palavras-chave relevantes e altamente pesquisadas.
  • Escreva manualmente o texto alternativo para suas postagens no Instagram. Para fazer isso, toque em “Configurações avançadas” no fluxo de publicação e selecione “Escrever texto alternativo”. O Instagram usa software de reconhecimento de imagem para gerar automaticamente uma descrição se você não inserir texto alternativo manualmente, no entanto, isso geralmente é impreciso ou faltam detalhes.
  • Inclua até 7 hashtags relevantes na legenda da postagem ou no primeiro comentário.

Hack de algoritmo nº 5: melhore sua estratégia de hashtag

Os recursos de pesquisa do Instagram podem ter evoluído ao longo dos anos, mas a humilde hashtag ainda é um grande jogador quando se trata de categorizar seu conteúdo.

Se você está procurando melhorar sua estratégia de hashtag, estas quatro dicas são um bom lugar para começar:

  • Certifique-se de que suas hashtags sejam relevantes para o conteúdo de sua postagem, público-alvo, setor, localização ou marca.
  • Inspire-se em postagens populares em seu nicho. Veja o conteúdo relevante em sua página de exploração do Instagram e anote as hashtags comumente usadas.
  • Use hashtags com um bom volume de postagens, mas evite as supersaturadas. Qualquer coisa entre 10K e 250K dará ao seu conteúdo a melhor chance de ser visto.
  • Evite hashtags banidas. Até mesmo hashtags aparentemente inofensivas podem acabar na lista de banidas, então faça uma pesquisa no Instagram para cada hashtag que você usar.

Hack de algoritmo # 6: Adote novos recursos do Instagram

Uma das maiores maneiras de enganar o algoritmo do Instagram é pular rapidamente nos recursos mais recentes.

O Instagram dá destaque extra a novos recursos para ajudar a impulsionar a adoção, portanto, usá-los enquanto a concorrência ainda está baixa pode ser uma grande vantagem.

O Instagram Reels ainda é uma grande oportunidade para os criadores “hackearem” o algoritmo, mas novos recursos estão sendo lançados o tempo todo. 

Quer melhorar sua estratégia de Instagram Reels? Conheça o nosso pacote de conteúdos para redes sociais. 

Ele vai te oferecer as melhores ideias de conteúdos para o seu Instagram Reels.

Hack de algoritmo nº 7: publique stories que estimulam o engajamento

As interações nos stories são um grande indicador para o algoritmo do Instagram.

E os adesivos dos stories são uma das maneiras mais rápidas e fáceis de aumentar o seu engajamento.

Enquete, controle deslizante de emoji e adesivos de questionário são divertidos e têm uma barreira super baixa de entrada, tornando-os ótimos para as interações do público.

Adesivos de perguntas, por outro lado, são uma ótima maneira de encorajar conversas na DM, o que indica uma relação mais profunda e pessoal com o algoritmo do Instagram.

Hack de algoritmo # 8: Compartilhe conteúdo original (sem uma marca d’água TikTok e Kwai)

O Instagram confirmou que o algoritmo Reels irá despriorizar os Reels com marca d’água TikTok. Da mesma forma, o conteúdo de baixa qualidade ou borrado será despriorizado.

Com isso em mente, a melhor maneira de hackear o algoritmo é criar conteúdo original e de alta qualidade.

Construir relacionamentos autênticos com seus seguidores é a maneira mais poderosa de “enganar” o algoritmo e sempre fornecerá resultados mensuráveis ​​para sua marca ou negócio.

Gostou desse conteúdo sobre as maneiras de enganar o algoritmo do Instagram? Deixe seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *