Como criar uma estratégia de mídia social para pequenas empresas

Ter uma estratégia de mídia social para pequenas empresas é essencial para aumentar o conhecimento da marca, atingir seu público-alvo e impulsionar as vendas.

Com uma forte estratégia de mídia social, você nunca ficará sem ideias sobre o que postar e logo terá uma comunidade engajada ao seu alcance.

Pronto para aprender como criar uma estratégia de mídia social para pequenas empresas? Então continue lendo este material!

O que é uma estratégia de mídia social para pequenas empresas? 

Uma estratégia de mídia social engloba tudo o que você deseja fazer e alcançar nas redes sociais. 

Ela detalha o que você postará, as plataformas que usará e define metas mensuráveis ​​que darão suporte às suas necessidades comerciais específicas.

Estratégias de mídia social inteligente para pequenas empresas podem aumentar o conhecimento da marca, construir seu público e aumentar a receita.

No entanto, esse crescimento não acontecerá da noite para o dia. Requer uma abordagem consistente e estratégica .

Como criar uma estratégia de mídia social para pequenas empresas

Defina sua estratégia de mídia social – e defina seus objetivos

Criar uma estratégia de mídia social do zero pode parecer intimidante, mas definir metas SMART mantém o processo realista e alcançável.

Uma meta SMART é:

  • Específica
  • Mensurável
  • Alcançável
  • Relevante
  • Oportuna

Aplique esse método ao seu plano de marketing de mídia social, baseando as metas em métricas específicas do seu negócio.

Por exemplo, você pode querer rastrear quantas pessoas seguem sua conta de mídia social mês após mês.

Se esta é sua primeira vez criando uma estratégia de mídia social, é uma boa ideia começar com um punhado de objetivos importantes – para que você possa realmente aprimorá-los.

Dessa forma, você poderá acompanhar o progresso ao longo do tempo e usá-los como uma linha de base para construir no futuro.

Identifique as plataformas de mídia social certas para sua empresa

Cada plataforma de mídia social tem um conjunto único de prós e contras – o que significa que você pode ser seletiva com sua abordagem.

Começar com plataformas que façam mais sentido para o seu negócio o ajudará a economizar tempo e evitar ficar sobrecarregado com sua agenda de conteúdo.

Não tem certeza de qual plataforma é a melhor para sua empresa? Aqui está um resumo básico:

Instagram

Como plataforma visual, o Instagram é a plataforma perfeita para mostrar seus produtos ou serviços em ação. Também é um ótimo lugar para desenvolver uma comunidade que ama sua marca.

Além disso, o Instagram agora tem uma tonelada de recursos de comércio eletrônico – tornando mais fácil do que nunca converter seus seguidores em clientes.

O Instagram também é conhecido por sua enorme comunidade de influenciadores de mídia social. 

A parceria com criadores ou influenciadores para criar postagens patrocinadas pode ser uma ótima maneira de alcançar públicos relevantes e novos clientes em potencial.

Além de postagens patrocinadas, o Instagram também pode ser uma plataforma incrível para encontrar conteúdo orgânico gerado pelo usuário (UGC) sobre seus produtos ou serviços.

Compartilhar UGC é uma ótima maneira de mostrar seus produtos em ação e pode funcionar como uma recomendação valiosa de terceiros para sua marca.

Facebook 

O Facebook  é uma plataforma multifuncional onde você pode compartilhar fotos, atualizações e informações da empresa, vídeos e outros conteúdos informativos para construir o reconhecimento da marca e a confiança.

Muito parecido com o Instagram, o Facebook está repleto de recursos de comércio eletrônico e tem algumas das ferramentas de propaganda direcionada mais sofisticadas do mercado.

O Facebook também se destaca por seu conjunto avançado de recursos de fórum da comunidade – como grupos do Facebook, salas de bate-papo e eventos ao vivo .

Além disso, as poderosas ferramentas analíticas do Facebook são ótimas para ajudá-lo a aprender mais sobre seus seguidores e mantê-lo no controle de seus objetivos SMART.

Twitter

O Twitter é uma plataforma para mensagens curtas e mídia compartilhável, tornando-o ideal para anúncios de empresas, artigos ou postagens em blogs e suporte ao cliente.

O Twitter é ótimo para se conectar rapidamente em tempo real, o que também o torna a melhor escolha para empresas com muitas atualizações de notícias e recursos para compartilhar.

TikTok 

Se você acha que o TikTok é apenas para adolescentes, pense novamente.

TikTok é uma plataforma orientada a vídeo cheia de conteúdo informativo, divertido e criativo – e as empresas estão usando a plataforma para mostrar como seus produtos funcionam, compartilhar os bastidores, dar dicas e participar de desafios de tendências.

O público mais jovem do TikTok é ótimo para empresas de marketing para a Geração Z. Entretanto, mesmo que seu público seja um pouco mais velho, ele pode gostar dos seus conteúdos por lá também.

Youtube

Ao contrário da maioria das plataformas sociais, o YouTube permite que você compartilhe vídeos de formato mais longo, com um enorme tamanho máximo de upload de 128 GB (ou 12 horas!). 

Isso o torna a plataforma perfeita para conteúdo educacional mais aprofundado – como dicas de estilo, entrevistas, tutoriais e transformações.

O YouTube normalmente requer mais tempo e energia do que outras plataformas, mas pode render grandes resultados. 

O YouTube é principalmente um mecanismo de pesquisa, o que significa que os usuários que procuram e descobrem seu conteúdo têm maior probabilidade de ter um forte interesse no tópico e uma intenção genuína de se envolver.

Pinterest

Como plataforma de descoberta visual, o Pinterest é perfeito para alcançar públicos novos e relevantes

Além disso, toda a experiência é totalmente clicável, tornando mais fácil transformar navegadores em clientes.

No Pinterest, os usuários “fixam” fotos com links para recursos, páginas de produtos e conteúdo na web. 

Os pins são visualmente atraentes e os links geralmente direcionam para postagens de blogs ou páginas de produtos.

O Pinterest é uma ótima plataforma para direcionar o tráfego para o seu site, e as marcas podem criar “painéis” cheios de pins selecionados – tornando mais fácil para o seu público encontrar pins relacionados de uma só vez.

LinkedIn

O LinkedIn é uma ótima plataforma para construir sua rede, aumentar o conhecimento da marca e atrair novos talentos para ingressar na sua empresa.

Semelhante ao Twitter, muitas marcas usam o LinkedIn para compartilhar atualizações da empresa, comunicados à imprensa, cobertura da mídia, artigos ou postagens em blogs.

Além disso, com mais de 722 milhões de usuários em todo o mundo e uma tonelada de novos recursos de direcionamento de engajamento , é uma plataforma para a qual se deve considerar a criação de uma estratégia.

Agora que você sabe o que cada plataforma oferece, escolha as mais relevantes para o seu negócio. 

Não tenha medo de começar com apenas 1 ou 2 – é melhor concentrar sua energia onde será mais eficaz.

Defina a voz de sua marca

A voz da sua marca é como a personalidade da sua empresa – é como você fala com o seu público. E pode ser ligeiramente diferente de plataforma para plataforma.

Se você está lutando para definir seu tom, considere os valores e a missão de sua marca. Você é formal e sério, ou mais identificável e amigável?

DICA: pense em como você falaria sobre sua empresa, produtos ou serviços a um amigo ao refinar o tom de voz de sua marca!

Crie suas postagens de mídia social

Depois de definir seus objetivos, escolher as plataformas que usará e desenvolver a voz de sua marca, é hora de começar a criar e postar conteúdo.

Como proprietária ocupada de uma pequena empresa, uma maneira útil de evitar ficar sobrecarregada ao criar conteúdo é utilizar um calendário com ideias de postagens e artes prontas.

O nosso pacote de conteúdo calendários é ideal para o seu negócio. Pois além de simplificar toda a trabalheira que você terá ao criar posts, nosso material vai te auxiliar de diversas formas.

Vamos te enviar uma ferramenta com ideias para nortear o seu planejamento nas redes sociais, artes prontas e editáveis, frases e perguntas para engajar e muito mais.

Ter um calendário de postagens ajuda muito na hora de postar. Afinal, ele permite que você planeje e programe os dias da semana e o horário em que um post vai ao ar.

Como criar uma estratégia de mídia social para pequenas empresas  Para uma pequena empresa, ter uma estratégia de mídia social é essencial para aumentar o conhecimento da marca, atingir seu público-alvo e impulsionar as vendas.  Com uma forte estratégia de mídia social, você nunca ficará sem ideias sobre o que postar e logo terá uma comunidade engajada ao seu alcance.  Pronto para aprender como criar uma estratégia de mídia social para pequenas empresas? Então continue lendo este material!  O que é uma estratégia de mídia social para pequenas empresas?   Uma estratégia de mídia social engloba tudo o que você deseja fazer e alcançar nas redes sociais.   Ela detalha o que você postará, as plataformas que usará e define metas mensuráveis ​​que darão suporte às suas necessidades comerciais específicas.  Estratégias de mídia social inteligente para pequenas empresas podem aumentar o conhecimento da marca, construir seu público e aumentar a receita.  No entanto, esse crescimento não acontecerá da noite para o dia. Requer uma abordagem consistente e estratégica .  Como criar uma estratégia de mídia social para pequenas empresas Defina sua estratégia de mídia social - e defina seus objetivos  Criar uma estratégia de mídia social do zero pode parecer intimidante, mas definir metas SMART mantém o processo realista e alcançável.  Uma meta SMART é:  Específica Mensurável Alcançável Relevante Oportuna  Aplique esse método ao seu plano de marketing de mídia social, baseando as metas em métricas específicas do seu negócio.  Por exemplo, você pode querer rastrear quantas pessoas seguem sua conta de mídia social mês após mês.  Se esta é sua primeira vez criando uma estratégia de mídia social, é uma boa ideia começar com um punhado de objetivos importantes - para que você possa realmente aprimorá-los.  Dessa forma, você poderá acompanhar o progresso ao longo do tempo e usá-los como uma linha de base para construir no futuro.  Identifique as plataformas de mídia social certas para sua empresa  Cada plataforma de mídia social tem um conjunto único de prós e contras - o que significa que você pode ser seletiva com sua abordagem.  Começar com plataformas que façam mais sentido para o seu negócio o ajudará a economizar tempo e evitar ficar sobrecarregado com sua agenda de conteúdo.  Não tem certeza de qual plataforma é a melhor para sua empresa? Aqui está um resumo básico: Instagram  Como plataforma visual, o Instagram é a plataforma perfeita para mostrar seus produtos ou serviços em ação. Também é um ótimo lugar para desenvolver uma comunidade que ama sua marca.  Além disso, o Instagram agora tem uma tonelada de recursos de comércio eletrônico - tornando mais fácil do que nunca converter seus seguidores em clientes.  O Instagram também é conhecido por sua enorme comunidade de influenciadores de mídia social.   A parceria com criadores ou influenciadores para criar postagens patrocinadas pode ser uma ótima maneira de alcançar públicos relevantes e novos clientes em potencial.  Além de postagens patrocinadas, o Instagram também pode ser uma plataforma incrível para encontrar conteúdo orgânico gerado pelo usuário (UGC)  sobre seus produtos ou serviços.  Compartilhar UGC é uma ótima maneira de mostrar seus produtos em ação e pode funcionar como uma recomendação valiosa de terceiros para sua marca.  Facebook   O Facebook  é uma plataforma multifuncional onde você pode compartilhar fotos, atualizações e informações da empresa, vídeos e outros conteúdos informativos para construir o reconhecimento da marca e a confiança.  Muito parecido com o Instagram, o Facebook está repleto de recursos de comércio eletrônico e tem algumas das ferramentas de propaganda direcionada mais sofisticadas do mercado.  O Facebook também se destaca por seu conjunto avançado de recursos de fórum da comunidade - como grupos do Facebook, salas de bate-papo e eventos ao vivo .  Além disso, as poderosas ferramentas analíticas do Facebook são ótimas para ajudá-lo a aprender mais sobre seus seguidores e mantê-lo no controle de seus objetivos SMART.  Twitter  O Twitter é uma plataforma para mensagens curtas e mídia compartilhável, tornando-o ideal para anúncios de empresas, artigos ou postagens em blogs e suporte ao cliente.  O Twitter é ótimo para se conectar rapidamente em tempo real, o que também o torna a melhor escolha para empresas com muitas atualizações de notícias e recursos para compartilhar.  TikTok   Se você acha que o TikTok é apenas para adolescentes, pense novamente.  TikTok é uma plataforma orientada a vídeo cheia de conteúdo informativo, divertido e criativo - e as empresas estão usando a plataforma para mostrar como seus produtos funcionam, compartilhar os bastidores, dar dicas e participar de desafios de tendências.  O público mais jovem do TikTok é ótimo para empresas de marketing para a Geração Z. Entretanto, mesmo que seu público seja um pouco mais velho, ele pode gostar dos seus conteúdos por lá também.  Youtube  Ao contrário da maioria das plataformas sociais, o YouTube permite que você compartilhe vídeos de formato mais longo, com um enorme tamanho máximo de upload de 128 GB (ou 12 horas!).   Isso o torna a plataforma perfeita para conteúdo educacional mais aprofundado - como dicas de estilo, entrevistas, tutoriais e transformações.  O YouTube normalmente requer mais tempo e energia do que outras plataformas, mas pode render grandes resultados.   O YouTube é principalmente um mecanismo de pesquisa, o que significa que os usuários que procuram e descobrem seu conteúdo têm maior probabilidade de ter um forte interesse no tópico e uma intenção genuína de se envolver.  Pinterest  Como plataforma de descoberta visual, o Pinterest é perfeito para alcançar públicos novos e relevantes.   Além disso, toda a experiência é totalmente clicável, tornando mais fácil transformar navegadores em clientes.  No Pinterest, os usuários “fixam” fotos com links para recursos, páginas de produtos e conteúdo na web.   Os pins são visualmente atraentes e os links geralmente direcionam para postagens de blogs ou páginas de produtos.  O Pinterest é uma ótima plataforma para direcionar o tráfego para o seu site, e as marcas podem criar “painéis” cheios de pins selecionados - tornando mais fácil para o seu público encontrar pins relacionados de uma só vez. LinkedIn  O LinkedIn é uma ótima plataforma para construir sua rede, aumentar o conhecimento da marca e atrair novos talentos para ingressar na sua empresa.  Semelhante ao Twitter, muitas marcas usam o LinkedIn para compartilhar atualizações da empresa, comunicados à imprensa, cobertura da mídia, artigos ou postagens em blogs.  Além disso, com mais de 722 milhões de usuários em todo o mundo e uma tonelada de novos recursos de direcionamento de engajamento , é uma plataforma para a qual se deve considerar a criação de uma estratégia.  Agora que você sabe o que cada plataforma oferece, escolha as mais relevantes para o seu negócio.  Não tenha medo de começar com apenas 1 ou 2 - é melhor concentrar sua energia onde será mais eficaz.  Defina a voz de sua marca  A voz da sua marca é como a personalidade da sua empresa - é como você fala com o seu público. E pode ser ligeiramente diferente de plataforma para plataforma.  Se você está lutando para definir seu tom, considere os valores e a missão de sua marca. Você é formal e sério, ou mais identificável e amigável?  DICA: pense em como você falaria sobre sua empresa, produtos ou serviços a um amigo ao refinar o tom de voz de sua marca!  Crie suas postagens de mídia social  Depois de definir seus objetivos, escolher as plataformas que usará e desenvolver a voz de sua marca, é hora de começar a criar e postar conteúdo.  Como proprietária ocupada de uma pequena empresa, uma maneira útil de evitar ficar sobrecarregada ao criar conteúdo é utilizar um calendário com ideias de postagens e artes prontas.  O nosso pacote de conteúdo calendários é ideal para o seu negócio. Pois além de simplificar toda a trabalheira que você terá ao criar posts, nosso material vai te auxiliar de diversas formas.  Vamos te enviar uma ferramenta com ideias para nortear o seu planejamento nas redes sociais, artes prontas e editáveis, frases e perguntas para engajar e muito mais.  Ter um calendário de postagens ajuda muito na hora de postar. Afinal, ele permite que você planeje e programe os dias da semana e o horário em que um post vai ao ar. Rastreie e avalie suas metas de mídia social  Agora que você acertou em cheio sua estratégia de conteúdo, muito bem! Você fez a parte mais difícil.  Mas não se esqueça, a chave para uma estratégia de mídia social de sucesso para pequenas empresas é a consistência.  Monitorar suas análises para ver quantas pessoas você está alcançando e como elas estão interagindo com suas postagens é vital para sua estratégia, pois mostram o que está funcionando - e o que não está.  Reserve um tempo para desenvolver metas SMART, definir a voz de sua marca e escolher plataformas que se alinham com o que você está tentando alcançar.  E se você criar conteúdo consistente e analisar suas métricas, estará um passo mais perto de criar uma estratégia de longo prazo de sucesso.  Pronto para simplificar sua estratégia de mídia social para pequenas empresas? Conheça mais sobre o nosso pacote de conteúdo para redes sociais.

Rastreie e avalie suas metas de mídia social

Agora que você acertou em cheio sua estratégia de conteúdo, muito bem! Você fez a parte mais difícil.

Mas não se esqueça, a chave para uma estratégia de mídia social de sucesso para pequenas empresas é a consistência.

Monitorar suas análises para ver quantas pessoas você está alcançando e como elas estão interagindo com suas postagens é vital para sua estratégia, pois mostram o que está funcionando – e o que não está.

Reserve um tempo para desenvolver metas SMART, definir a voz de sua marca e escolher plataformas que se alinham com o que você está tentando alcançar.

E se você criar conteúdo consistente e analisar suas métricas, estará um passo mais perto de criar uma estratégia de longo prazo de sucesso.

Pronto para simplificar sua estratégia de mídia social para pequenas empresas? Conheça mais sobre o nosso pacote de conteúdo para redes sociais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *