10 ótimas ferramentas para monitoramento de redes sociais

Hoje em dia, as mídias sociais são ferramentas indispensáveis para atingir pessoas e divulgar produtos e serviços, sendo essenciais para o crescimento de um novo negócio ou mesmo para o decolar de uma carreira. 

Porém, de nada adianta ter uma presença digital se você não monitora a interação do público com o seu perfil.

E o que você faz para descobrir o que estão falando de você nas redes sociais?

Procura manualmente por marcações e hashtags? Fica de hora em hora verificando notificações de cada rede social ao longo do dia?

Se é isso o que você faz para monitorar a interação com o seu público, saiba que você está perdendo tempo e esforço.

Com as ferramentas certas para monitoramento de redes sociais, você tem o controle completo do que estão falando de você sem ter todo esse trabalho desnecessário.

Além de conseguir acompanhar tudo o que as pessoas estão falando da sua marca, você também consegue extrair informações relevantes para novas campanhas de marketing, além de monitorar as principais tendências e palavras-chave para novos conteúdos.

Para te ajudar nessa, nós separamos 10 ferramentas incríveis para fazer o monitoramento das suas redes sociais da maneira mais prática e eficiente possível.

Siga lendo e confira!

Ferramentas para monitoramento de redes sociais

1. Mention

A Mention é uma ferramenta para monitoramento de redes sociais, que acompanha a sua marca, dos concorrentes, as campanhas e todas as tendências do setor.

Com ela, é possível fazer comparações e análises de conversas online, assim como criar conteúdo com base em importantes percepções das redes.

Por meio do Mention, você também pode responder possíveis interações que estejam ocorrendo no Instagram, Twitter e Facebook da sua marca, tudo em um só lugar, facilitando e muito o seu trabalho.

2. Brand24

A Brand24 é uma plataforma diferenciada para quem deseja fazer o monitoramento da sua marca e avaliar a sua reputação de acordo com comentários na rede.

A análise é feita com base nos sentimentos das pessoas e suas opiniões, a partir de avaliações classificadas em positivos, negativos e neutros.

Além do monitoramento de redes, a Brand24 acompanha blogs, fóruns e outros sites procurando menções à sua marca.

3. Google Alerts

O Google Alerts não é só uma ferramenta de monitoramento de redes sociais, mas sim de toda a Web. Com ela, você busca menções relevantes sobre a sua marca e sobre as principais tendências do seu setor de atuação.

Com layout simples e intuitivo, a ferramenta é bem fácil de ser utilizada, até mesmo por aqueles que não tem tanta intimidade com monitoramento.

Para fazer uso, basta fazer login em sua conta do Google, ir até a página do Alerts e digitar a palavra-chave na caixa de busca.

4. Keyhole

A Keyhole é uma plataforma que trabalha exclusivamente com monitoramento de palavras-chave, URLs, hashtags e nomes de usuários no Twitter e Instagram.

Sendo assim, com a ferramenta você pode acompanhar métricas relevantes, como alcance e impressões, além dos tópicos relacionados às hashtags que você deseja criar.

Todos os dados são monitorados em tempo real e você pode acompanhá-los em mapas de calor que mostram os níveis de atividade ao redor do mundo.

5. BuzzSumo

Se você busca uma ferramenta para identificar os assuntos mais relevantes, consumidos e compartilhados nas redes e buscadores, a BuzzSumo é a resposta.

Com a plataforma, você consegue relatórios completos, análise de número total de artigos feitos, compartilhamento e média de curtidas nos últimos meses.

A ferramenta oferece uma versão de teste, entretanto, ela dura apenas uma semana, e após isso é necessário contratar planos pagos que oferecem as funcionalidades completas.

6. Digimind

A Digimind é mais que uma simples ferramenta de monitoramento de redes sociais. A plataforma analisa toda a web, medindo o sentimento dos usuários e permitindo que você veja se determinada palavra-chave é negativa, neutra ou positiva.

Assim sendo, você consegue visualizar qual é a percepção que o público possui de sua marca em relação à concorrência.

A Digimind também permite que você entenda a reputação da sua marca, oferecendo insights sobre o consumidor, identificação de influenciadores, rastreamento de tendências e análise de campanhas.

7. AWS Amazon Rekognition

A AWS Amazon Rekognition é uma ferramenta da empresa que permite que os usuários façam análises visuais avançadas. Ou seja, ela extrai automaticamente os metadados dos arquivos de vídeo e imagem, capturando rostos, texto, objetos e mais.

Para fazer isso, a plataforma faz uso de um serviço de reconhecimento de imagens que detecta e extrai esses elementos citados acima, reconhecendo personalidades conhecidas e até mesmo detectando conteúdo impróprio em imagens.

Esses dados são ideais para o monitoramento de redes sociais e páginas na internet em geral.

8. IBM Watson

A IBM Watson é uma ferramenta que se utiliza de linguagem humana e inteligência artificial para analisar dados e trazer respostas.

A plataforma processa dados, padrões e relações importantes em imagens não estruturadas, redes sociais, e-mails e outras mídias.

Através disso, você consegue descobrir importantes insights a partir das principais tendências em tempo real.

9. Clarifai

A Clarifai é uma ferramenta que se utiliza de inteligência artificial para o monitoramento de redes sociais e páginas da internet, fazendo isso de forma totalmente visual.

A sua tecnologia permite que ela reconheça mais de 11.000 conceitos diferentes, incluindo temas, objetos e humores, tudo isso em 23 idiomas diferentes.

Com isso, a plataforma te ajuda a reunir ideias importantes a partir de imagens, vídeos e texto, usando visão computacional e processamento de linguagem natural. Quanta tecnologia!

10. NodeXL

O NodeXL é um criador de gráficos para Excel que permite que o usuário visualize os contatos da sua conta em redes sociais.

Ele utiliza a própria interface do office, tornando a visualização mais simples e fácil, ainda mais para quem já está acostumado com o editor da Microsoft.

O NodeXl permite a análise semântica em conjunto da análise de rede, utilizando-se de vários filtros que vão contribuir para uma visualização mais contextual dos dados oferecidos.

Enfim, essa foram algumas dicas de ferramentas de monitoramento de redes que podem te ajudar a tomar decisões com a ajuda das principais palavras-chave, hashtags, pessoas e tendências da web que podem alavancar o seu negócio.

Com isso, você terá todos os dados relevantes em suas mãos e saberá como criar uma boa estratégia de marketing digital para a sua marca.

Até breve!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *