Impressões no Instagram: dicas para usar a métrica a seu favor

Atualmente, as redes sociais são a principal ferramenta de marketing das empresas, sejam elas micro, pequenas, médias ou grandes corporações.

Mas para obter sucesso dentro de apps como o Instagram, é necessário entender bem como eles funcionam.

E dentre os macetes mais interessantes para você crescer o perfil da sua empresa no Instagram, está a análise de Impressões: você sabe o que isso quer dizer?

Continue lendo para descobrir!

Impressões no Instagram: o que é?

As Impressões no Instagram compõem um conjunto de métricas da rede social, sendo essencial para que você melhore a atuação da sua marca na rede.

Muitos entendem as impressões como sendo uma métrica de vaidade, pois elas não estão diretamente relacionadas à conversão.

Basicamente, as impressões revelarão a você os dados relacionados à visibilidade da sua marca.

Ou seja, são detalhes sobre o impacto que o seu conteúdo está causando na audiência, e pode ser uma informação essencial para quem deseja investir em branding.

Em resumo, as impressões indicam o número de vezes que o seu post ou o perfil da sua marca apareceu na tela dos usuários.

Não importa se uma mesma pessoa viu o seu post várias vezes, as Impressões contarão com esses views.

Nos relatórios, você pode ver o número de impressões do perfil como um todo ou de cada conteúdo que a conta compartilhou no período, entre posts do Feed, dos Stories e também do IGTV. 

Métricas de vaidade: por que tão importantes?

Sim, muitos profissionais consideram as Impressões como sendo métricas de vaidade, e em certa medida, elas realmente são. Porém, isso não reduz em nada a sua importância.

A análise desses dados ajudará a sua empresa a encontrar novos caminhos, e terá um enorme impacto na definição de sua estratégia de marketing!

Em muitos casos, é como se fosse um efeito dominó, onde ao aumentar o número de impressões, você aumentará o seu tráfego e direciona de forma melhor o seu público a mais conversões.

Qual a diferença entre impressões, alcance e visualizações?

Muitas pessoas acabam se confundindo entre diferentes métricas, como alcance, visualizações e nossa querida métrica da vaidade.

Mas não se engane! Mesmo que pareçam ser a mesma coisa, cada uma significa algo diferente em relação ao desempenho do seu perfil na rede social.

Venha entender:

  • Impressões: este é o dado que informará o número total de vezes que o seu perfil ou publicação foi exibido aos usuários em um determinado período de tempo;
  • Alcance: aqui, é contabilizado apenas o número de usuários únicos atingidos. Se uma mesma pessoa viu o seu conteúdo por 5 vezes, apenas 1 alcance será contabilizado;
  • Visualizações: esse dado é exclusivo para vídeos e stories e mostra o número de vezes que o conteúdo foi visto. Basicamente, o IG considera 1 visualização no feed quando o vídeo foi visto, ao menos, por 3 segundos. O storie não possui essa regra, e uma visualização é contada mesmo que o usuário veja apenas 1 segundo do conteúdo.

Onde vejo as Impressões no Instagram?

Calma, calma, que já vamos te ajudar nessa.

Antes disso, é preciso dizer que as métricas do Instagram só estão disponíveis para perfis comerciais da rede social.

Ou seja, se sua pequena empresa ainda tem um perfil pessoal, faça essa alteração!

Enfim, depois de criar ou alterar a sua conta para um perfil comercial, vá até o Instagram Insights.

Essa aba só está disponível para o uso no app mobile, então nem adianta procurar pelo navegador, beleza?

No app, vá até o menu que se encontra no canto superior direito da tela. Toque em “Informações”. 

Overview da conta

Nessa seção, você vai encontrar todas as métricas do Instagram, todas divididas em outras seções:  primeiro, um overview da conta, com dados de alcance, interações e seguidores do perfil; depois, dados sobre conteúdos que você compartilhou no feed, stories e IGTV. 

Na aba do overview, as métricas dizem respeito aos dados do seu perfil em geral.

As impressões ficam em “Contas alcançadas” e mostram o número total de vezes que suas publicações foram vistas em determinado período, assim como o crescimento ou queda em relação à semana anterior.

Em “Atividade” as métricas também informam os dados do perfil em geral.

As impressões podem ser encontradas em “Descoberta” e revelam o número total de vezes em que as publicações foram vistas em um determinado período.

Na aba “Conteúdo”, você verá os dados de cada post do feed, stories ou vídeos do IGTV. Aqui, você pode ver o número de vezes que a publicação foi exibida.

Para ver as impressões relacionadas a uma publicação do feed, selecione a publicação desejada e toque em “Ver informações”, botão que fica bem ali na parte de baixo.

Pronto, agora você já pode ver as impressões do seu post!

Métricas de stories e Reels

Agora, para ver as impressões relacionadas aos stories, selecione o conteúdo desejado e arraste para cima. Com isso, o Instagram vai mostrar o número total de impressões deste post.

Até o momento, o Instagram ainda não incluiu o Reels nesses relatórios de Impressão.

Para visualizar os dados, o usuário deve ir até a guia “Reels” do seu perfil, clicar em cada post para ver quem comentou ou curtiu o vídeo, além do número de vezes em que ele foi reproduzido e se ele foi escolhido para ser mostrado em “Destaques” na aba do Reels.

Que tal colocar isso em prática?

Agora que você sabe como analisar as Impressões do Instagram, que tal usar esses dados para impulsionar o crescimento do perfil da sua empresa?

Some essas informações com outros dados de tráfego e desenvolva uma estratégia de marketing pertinente com os desejos do seu público!

Até breve!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *