Instagram SEO: 6 dicas para seus posts serem encontrados

Aprimorar suas habilidades de SEO no Instagram pode dar um grande impulso ao seu alcance, descoberta e engajamento. 

O fato é que muitas das técnicas que você usa para otimizar seu SEO na web podem ser aplicadas para melhorar seu conteúdo e a descoberta do perfil no Instagram! 

De hashtags a texto alternativo, neste artigo explicamos como implementar uma estratégia de SEO no Instagram e por que isso pode ajudar a aumentar sua descoberta. 

Para se aprofundar ainda mais, continue a leitura!

Instagram SEO # 1: Otimize seu perfil do Instagram para pesquisas

Integrado à aba Explorar, a Pesquisa do Instagram é o diretório para todas as contas do Instagram no aplicativo

Isto é, assim como você digitaria um termo de pesquisa no Google e abriria vários resultados, você pode usar a barra de pesquisa do Instagram para encontrar e descobrir contas, hashtags e locais.

Mas como o Instagram decide quais resultados de pesquisa exibir? 

Na verdade, os resultados que você vê são baseados em uma variedade de fatores, incluindo as pessoas que você segue, com quem você está conectado e de quais fotos e vídeos você gosta no Instagram.

Mas também se baseiam em palavras-chave!

Assim como no Google, quando você pesquisa por uma palavra-chave no Instagram, ele faz uma espécie de “varredura” em milhões de contas para encontrar os resultados mais úteis e relevantes para o que você está procurando.

Ou seja, ele exibe contas que contêm a palavra-chave que você digitou.

Portanto, é totalmente possível ser encontrado através de buscas por palavras-chave específicas na pesquisa do Instagram! 

Você só precisa otimizar seu perfil. Veja como:

Seu nome e nome de usuário

Se você espera ocupar o topo das pesquisas para uma palavra-chave como “vela”, por exemplo, é uma boa ideia incorporar essa palavra em seu nome e nome de usuário. 

Afinal, ambos podem ser pesquisados ​​no Instagram.

Sua biografia do Instagram

Assim como o campo Nome, sua biografia deve ser otimizada com palavras-chave para sua marca e empresa. 

Você pode até adicionar hashtags clicáveis ​​em sua biografia para aumentar suas chances de aparecer não apenas nos resultados de pesquisa de sua conta, mas também se alguém pesquisar a hashtag também! 

Uma ótima maneira de ser encontrado é adicionar palavras-chaves na primeira linha de sua biografia.

Esta não é apenas uma ótima maneira de permitir que seus novos seguidores saibam do que se trata sua marca. 

O Instagram também “rastreia” biografias para reunir mais contexto e determinar do que se trata uma conta.

Instagram SEO # 2: Escreva legendas descritivas

Embora as postagens do Instagram só possam ser pesquisadas por meio de hashtags e tags de localização, existem outras maneiras de aumentar a capacidade de descoberta do seu conteúdo na página de exploração do Instagram.

 Por exemplo, escrevendo legendas descritivas e relevantes

Mas antes de mergulharmos em “como”, vamos conversar um pouco sobre como funciona a página Explorar. 

Assim como no feed, o Instagram tem um algoritmo específico da página Explorar, que está constantemente aprendendo com os comportamentos dos usuários no aplicativo (como quais contas você segue e quais postagens você gosta e comenta) para determinar qual conteúdo você mais gosta. 

É por isso que sua página Explorar parece completamente diferente da página Explorar do seu melhor amigo.

Ela é especificamente adaptada para o que você já demonstrou interesse no Instagram (junto com outros fatores como as contas que você segue, sua localização…).

Então, como isso se relaciona com as legendas? 

Bem, o Instagram recentemente falou sobre como eles usam o aprendizado de máquina para determinar qual conteúdo exibir na página Explorar. 

Sem surpresa, aprendemos que, ao fazer recomendações de conteúdo no Explorar, ele se concentra em identificar “as contas mais relevantes com base em interesses individuais”, em vez de pesquisar postagens individuais.

Em outras palavras, se você mostrou interesse em roupas, o Instagram vai interpretar isso como uma dica para entregar mais conteúdo de contas que costumam postar sobre roupas. 

Mas como o Instagram sabe quando uma conta está relacionada à roupas … ou qualquer coisa relacionada a esse assunto?

Simples, eles identificam contas topicamente semelhantes usando um método de aprendizado de máquina conhecido como “incorporação de palavras”. 

Basicamente, o que isso significa é que o Instagram analisa as palavras-chave usadas nas contas para determinar o quão relevantes elas são umas para as outras. 

E embora algumas dessas palavras-chave venham do nome de uma conta, nome de usuário e biografia (como discutimos anteriormente), elas também vêm das legendas que você escreve.

Em outras palavras, quando você escreve legendas que são descritivas do seu negócio ou setor, o Instagram vai perceber isso e te colocar em contas topicamente semelhantes. 

Esta é uma explicação um tanto simplificada de como o Instagram usa a Inteligência Artificial para escolher o conteúdo para sua página Explorar.

Mas o ponto principal é este: usando palavras-chave descritivas e relevantes em suas legendas do Instagram, você tem mais probabilidade de aparecer na página Explorar para os usuários que já manifestaram interesse em tópicos relacionados a essas palavras-chave.

Instagram SEO # 3: Trate hashtags como palavras-chave

Usar hashtags relevantes e direcionadas em suas postagens e stories ainda é uma das melhores maneiras de ser descoberto por novos públicos no Instagram. 

E isso pode se traduzir em mais engajamento, mais seguidores e mais clientes para sua empresa.

Para fazer uma comparação, o efeito que as hashtags do Instagram têm no aumento da descoberta é muito parecido com a forma como as palavras-chave podem melhorar o seu SEO.

Se você está tentando ser encontrado por uma palavra-chave no Google (como “marketing digital” ou “automóveis de luxo”), você precisa criar conteúdo otimizado para essa palavra-chave em seu blog ou site. 

Afinal, de que outra forma as pessoas irão encontrar você caso não faça isso?

O mesmo acontece com as hashtags do Instagram . 

Se você tiver uma conta pública no Instagram e adicionar uma hashtag a uma postagem, essa postagem ficará visível na página de resultados da hashtag correspondente. 

E como as hashtags são usadas com a intenção de descobrir novos conteúdos, usar as tags “certas” pode colocá-lo na frente de seu público-alvo, mesmo que ele não tenha se conectado a você antes.

Mas as hashtags têm muitos usos além de melhorar sua descoberta. 

Você pode usá-los para construir uma comunidade, fornecer conteúdo gerado pelo usuário (UGC), executar campanhas, pesquisar seu público e muito mais. 

É por isso que é tão importante ter uma estratégia de hashtag clara e bem elaborada.

Sem ela, você pode estar perdendo oportunidades de otimizar sua conta e gerar mais engajamento e seguidores.

Lembre-se: sua estratégia de hashtag do Instagram não precisa ser excessivamente complexa

O mais importante é que você teste e monitore seus esforços para ver o que está funcionando e o que não está.

Instagram SEO # 4: Crie seu próprio texto alternativo

O texto alternativo do Instagram é um recurso novo que permite escrever de forma personalizada para que você possa adicionar uma descrição mais rica de suas fotos.

E embora o recurso tenha sido projetado principalmente para usuários do Instagram com deficiência visual, ele também pode ser usado para SEO.

No momento, o Instagram cria texto alternativo automático para que você possa ouvir as descrições das fotos por meio do seu leitor de tela. 

O recurso usa tecnologia de reconhecimento de objeto para gerar uma descrição de fotos para leitores de tela, de forma que você possa ouvir uma lista de itens que as fotos podem conter enquanto navega no aplicativo.

Mas você também pode criar um texto alternativo personalizado ao fazer upload de uma foto para criar uma descrição mais clara do que trata sua postagem!

Veja como fazer: 

Para ver e editar o texto alternativo de uma foto antes de postá-la no Instagram , toque em Configurações avançadas na parte inferior da tela antes de postar.

Em seguida, toque em Escrever texto alternativo.

Agora, basta escrever seu texto alternativo na caixa e tocar em Concluído!

Para alterar o texto alternativo de uma foto depois de publicá-la no Instagram , vá até a foto, toque no botão de reticências e toque em Editar.

Em seguida, toque em Editar texto alternativo no canto inferior direito. Agora, basta escrever o texto alternativo na caixa e tocar em Concluído.

Instagram SEO # 5: seja marcado em publicações

Até aqui, abordamos como você pode otimizar seu perfil e conteúdo do Instagram para pesquisa e descoberta

Mas há outro fator que pode ajudar a impulsionar a descoberta de seu perfil no Instagram: tags e menções.

Embora muito mais difíceis de controlar, as tags e menções no Instagram são muito parecidas com backlinks na web. 

Quando alguém marca sua conta em uma de suas postagens ou stories, outros usuários que veem essa postagem podem clicar em seu perfil, o que é uma ótima maneira de promover a descoberta.

Existem algumas maneiras de melhorar suas chances de ser marcado nas postagens de outras pessoas, mas, de longe, a maneira mais eficaz é simplesmente criar um ótimo conteúdo que outras pessoas queiram compartilhar

Ser marcado é mencionado é como um voto de confiança.

Isso mostra ao Instagram que seu conteúdo é valorizado e que as pessoas estão interessadas nele

Portanto, isso pode beneficiar a forma como você aparece na página Explorar ou nos feeds pessoais das pessoas. 

Se você encontrar uma maneira de obter mais tags e menções no Instagram, estará no bom caminho para direcionar mais tráfego para seu perfil e conteúdo!

Instagram SEO # 6: rastreie seu alcance no Instagram

Quer saber se seus esforços de SEO no Instagram estão dando certo? Então você pode querer verificar suas análises do Instagram ! 

Depois de atualizar para um perfil comercial ou conta de criador de conteúdo, você pode usar o Instagram Insights para aprender mais sobre seus seguidores e as pessoas que interagem com sua empresa no Instagram.

Para ver as informações de seus posts, toque no botão Insights no perfil.

Agora role para baixo até a seção Conteúdos que você compartilhou, clique no post e veja a ala de descoberta.

Usando esses dados, você pode determinar rapidamente o quão otimizado seu conteúdo é para descoberta. 

Muitos conceitos de SEO não se aplicam apenas ao Instagram (como palavras-chave e otimização de perfil), mas também podem ajudá-lo a criar uma estratégia de conteúdo mais organizada e cuidadosa

Pronto para se organizar e planejar o conteúdo do Instagram SEO com antecedência? Deixe a gente te ajudar a tornar esse processo mais rápido. Conheça nosso pacote de conteúdo para o Instagram. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *