Como planejar o lançamento de um produto nas redes sociais

Planejar o lançamento de um produto nas redes sociais é uma grande oportunidade para atrair novos seguidores, fazer vendas e converter seu público em clientes.

Ao contrário de uma promoção tradicional na loja, as mídias sociais significam que as marcas agora podem alcançar milhares de clientes em potencial quando trazem algo novo para o mercado.

No entanto, não é tão simples a ponto de compartilhar uma única postagem no dia do lançamento. Um lançamento de produto bem-sucedido requer planejamento e preparação cuidadosos.

Por isso, neste guia você saberá tudo o que você precisa para lançar um novo produto nas redes sociais. Continue lendo!

Passo a passo para fazer o lançamento de um produto nas redes sociais

Etapa # 1: Defina suas metas

Quando se trata de planejar uma campanha de mídia social, é importante começar com duas coisas em mente: seus objetivos e KPIs.

Se você deseja que o lançamento de seu novo produto “seja um sucesso” nas redes sociais, é importante definir o que o sucesso realmente significa para sua marca .

Dependendo da sua situação, o êxito pode servir para aumentar o conhecimento da marca, melhorar a percepção da marca, impulsionar inscrições e vendas ou todas as opções acima.

Depois de definir metas claramente, você pode desenvolver estratégias criativas que o ajudarão a alcançá-las.

DICA: lembre-se de definir indicadores de desempenho claros ao definir suas metas para ajudá-lo a medir seu sucesso.

Etapa 2: Defina sua linha do tempo

Tempo é tudo quando se trata de lançar um novo produto nas redes sociais.

A data de lançamento do seu produto é o seu prazo – então use-a como um ponto de partida e construa sua linha do tempo a partir daí.

Isso lhe dará uma visão potencial do projeto e quanto tempo você tem para trabalhar. Se seu prazo parece apertado, considere reduzir algumas de suas ideias mais ambiciosas.

Se você estiver lançando um produto físico em vez de um digital, talvez precise se dar ainda mais tempo para contabilizar as sessões de fotos do produto, presentes de influenciadores, eventos e produção de vídeo.

Você também precisará considerar por quanto tempo sua campanha será veiculada nas redes sociais. Você pode fazer da seguinte maneira:

  • Dia 0-7: campanha publicitária de pré-lançamento;
  • 08 : dia de lançamento;
  • 9-13: Acompanhamento pós-lançamento;
  • 14-30: Integrando seu novo produto em sua programação regular de conteúdo ou planejando ativações adicionais para manter o ritmo.

Dividindo as ações por dia, ou pré e pós-lançamento, você será capaz de pensar em maneiras criativas de incorporar seu novo produto à campanha, sem ter um conteúdo chato e repetitivo.

Depois de definir um prazo, será muito mais fácil planejar holisticamente sua estratégia de conteúdo.

DICA: dê um passo para trás e observe sua linha do tempo objetivamente. Avalie a consistência de suas comunicações – há algum período em que o público pode se cansar dos seus conteúdos neste período?

Etapa 3: Identifique os melhores canais para o lançamento de um produto nas redes sociais

Agora que você tem uma meta e um cronograma, é hora de ser estratégico.

Você pode querer veicular sua campanha de lançamento em todas as plataformas sociais, mas, na realidade, essa nem sempre é uma abordagem viável.

Em vez disso, é melhor concentrar seus esforços onde você sabe que obterá o melhor retorno sobre o investimento em relação aos seus objetivos de lançamento de produto.

Por exemplo, se você deseja aumentar a conscientização de um público mais jovem, pode querer investir pesadamente em sua estratégia TikTok .

Mas se você está focado em vendas e já tem um público engajado no Instagram, você pode querer capitalizar nos recursos de e-commerce totalmente integrados do Instagram.

Quer você opte por TikTok, Twitter, Facebook, Instagram, Pinterest, YouTube ou mais, cada plataforma exigirá uma estratégia de conteúdo ligeiramente diferente.

O conceito fundamental pode ser o mesmo, mas você deve considerar as especificações de cada plataforma, recursos exclusivos e dados demográficos do público ao idealizar.

Lembre-se de que é sempre melhor ter uma quantidade menor de conteúdo que realmente converte do que um grande volume de conteúdo que não atinge o alvo.

Etapa 4: Decida sua direção criativa

Agora que você tem todos os detalhes fundamentais mapeados, chegou o momento da parte divertida: como será a identidade visual da sua campanha?

Um novo design pode definir o tom de sua campanha e também é uma ótima maneira de vincular visualmente todo o conteúdo de lançamento de seu produto.

Não sabe por onde começar?

Sua direção criativa deve considerar dois elementos-chave: estilo visual e uma mensagem de campanha.

Em primeiro lugar, o estilo visual de sua campanha precisa ser definido antes de você trabalhar em qualquer outra coisa.

Isso deve incluir uma paleta de cores, algumas imagens inspiradoras, um guia de estilo de design ou modelos que funcionarão em seus canais sociais.

Em segundo lugar, sua direção criativa deve mostrar a mensagem principal de sua campanha. 

Isso o ajudará a ajustar seu conteúdo e garantir que a forma como você apresenta, explica ou vende seu produto seja consistente durante toda a campanha.

Etapa 5: considere as ações offline

Ao planejar o lançamento de um novo produto na mídia social, provavelmente você se concentrará no lado digital das coisas: fotos, vídeos, gráficos e cópia.

Mas hoje, as ações offline estão se tornando parte integrante das campanhas online.

De eventos de influenciadores e festas de lançamento a murais de parede e xícaras de café, mais e mais marcas estão integrando ações dos seguidores em seus lançamentos de novos produtos.

Se você está considerando uma ação offline como parte do lançamento de um produto nas redes sociais, pense em como as pessoas se sentirão incentivadas a tirar fotos e compartilhá-las com a comunidade – e como você manterá o controle desse conteúdo.

As ações offline podem ser uma ótima maneira de coletar conteúdo gerado pelo usuário para usar em sua campanha pós-lançamento, mas você precisará de uma hashtag memorável e uma frase de chamariz clara para agrupar tudo isso.

Etapa 6: Estratégia de marketing do influenciador

Quando se trata de lançar um novo produto nas redes sociais, uma estratégia de marketing influenciadora pode ter um grande impacto no seu sucesso.

Os consumidores costumam ser muito mais propensos a experimentar algo se puderem ver como uma pessoa real o usa – e os benefícios que isso traz.

Como você decide trabalhar com influenciadores dependerá do tipo de produto que você tem, seu orçamento e seus objetivos de campanha.

Por exemplo, se sua meta é aumentar o conhecimento da marca com um orçamento limitado, você pode fazer parceria com vários Nano ou Micro influenciadores (aqueles com menos de 100 mil seguidores). 

Sua taxa de engajamento é mais alta do que os influenciadores Macro ou Mega Macro em média, enquanto sua taxa de honorários é normalmente mais baixa.

Você também deve considerar que tipo de conteúdo funcionará melhor para atingir seus objetivos: uma demonstração de produto do YouTube? Um rápido tutorial no feed? 

Uma tendência da marca TikTok? Uma série de stories tagarelas do Instagram? Uma postagem detalhada no blog? As oportunidades são infinitas.

Encontrar o parceiro influenciador certo pode exigir algumas tentativas e erros – mas, uma vez que você encontre a combinação perfeita, os resultados podem disparar.

Etapa 7: Crie seus ativos de campanha

Depois de definir a estratégia geral de cada canal, você pode começar a criar recursos como fotos, vídeos, gráficos e GIFs.

Lembre-se de que o tipo de conteúdo varia de acordo com o tamanho de sua empresa e se você está vendendo um produto físico ou digital.

Para um produto físico, você criará fotos e vídeos apresentando o produto real.

Para um produto digital, a maior parte da criação de conteúdo provavelmente virá na forma de imagens gráficas ou vídeos. 

Se você está vendendo um serviço, pode fazer uma sessão de fotos de você mesmo.

Essa parte do processo de planejamento varia muito, mas o mais importante é que você se mantenha fiel à sua direção criativa e crie conteúdo de alta qualidade para seus canais sociais.

Aqui estão alguns pontos importantes a serem considerados durante o processo criativo:

  • Você tem um briefing de design forte? Você incluiu alguma inspiração, uma visão geral do conceito e o resultado desejado? Isso pode ser útil, especialmente se você estiver trabalhando com designers gráficos ou uma equipe criativa.
  • Qual é a sua hashtag de marca e ela deve ser incluída em seus ativos de design?
  • Você quer redirecionar o conteúdo para vários canais? Nesse caso, lembre-se de que cada plataforma tem dimensões diferentes – fotografe com espaço em branco suficiente para cortar e redimensionar!
  • Você se lembrou de imagens de capa, miniaturas e meta imagens?

Etapa 8: prepare seu calendário de conteúdo de mídia social

Depois de ter todo o seu conteúdo e ativos prontos, é hora de colocar tudo junto e planejar seu calendário de conteúdo para redes sociais para aumentar engajamento e alcance.

Embora você possa ter um dia oficial de “lançamento” para quando seu novo produto estiver disponível e à venda, você pode querer ter um cronograma diferente para as redes sociais.

Ir ao vivo na rede social alguns dias antes pode gerar entusiasmo e demanda – ao mesmo tempo em que cria um forte senso de comunidade, pois os seguidores se sentem “por dentro”.

Para planejar qual conteúdo vai ao ar em cada plataforma e quando, você pode usar o nosso calendário de conteúdo.

Ele é intuitivo, fácil de usar e ajuda você a visualizar todo o seu conteúdo de mídia social por dia, semana ou mês.

O melhor disso tudo é que ele te oferece mais de 730 ideias de conteúdos, mais de 1000 artes prontas e editáveis no Canva, Frases e perguntas para engajamento e muito mais.

Temos pacotes de conteúdos para todas as áreas!

Etapa # 9: lance sua campanha

Quando o dia do lançamento chegar, você deve ter todo o seu conteúdo pronto.

Tudo o que resta a fazer é monitorar o entusiasmo, responder a perguntas e se envolver com sua comunidade.

Aqui estão algumas outras coisas que você pode precisar fazer no grande dia para garantir que seu dia de lançamento corra bem:

Nº 1: Compartilhe uma contagem regressiva

Criar uma contagem regressiva é uma ótima maneira de antecipar o lançamento de seu produto.

O adesivo de contagem regressiva do Instagram Stories atua como uma contagem regressiva ao vivo, e os usuários podem tocar para obter um lembrete no aplicativo.

Nº 2: atualize sua bios de mídia social

Você pode precisar alterar o link em sua biografia para uma página de destino de campanha específica ou usar um link rastreável

Você também pode atualizar sua biografia para incluir uma CTA  para comprar seu novo produto, e para lançamentos significativos, você pode querer atualizar sua imagem de perfil.

Nº 3: salve os stories do Instagram nos destaques

Suas postagens de stories do Instagram lindamente elaboradas para o dia do lançamento não precisam desaparecer após 24 horas. 

Salve seus stories em um destaque para tornar mais fácil para as pessoas comprarem ou aprenderem mais sobre seu novo produto durante toda a campanha.

Nº 4: Responder a comentários e mensagens diretas

Certifique-se de gastar tempo suficiente respondendo, envolvendo e respondendo às perguntas de seus seguidores em todas as suas plataformas. 

Nº 5: Compartilhe novamente o conteúdo gerado pelo usuário 

Haverá muita conversa sobre o lançamento de seu produto. Mostre seu apreço pela positividade e entusiasmo de seus seguidores compartilhando de novo suas postagens em histórias ou repostando em seu feed (com permissão). Quanto mais entusiasmo gerado pelo usuário você compartilhar, melhor.

# 6: Faça uma sessão de perguntas e respostas ao vivo

Ir ao vivo no Instagram, TikTok ou Facebook no dia do lançamento do produto é uma ótima maneira de se conectar com sua comunidade em um nível mais íntimo. 

Você será capaz de responder a quaisquer perguntas urgentes que os clientes em potencial possam ter, mostrar seu produto com mais detalhes e manter os níveis de entusiasmo pelo lançamento de seu produto.

Etapa # 10: Rastreie e avalie seu sucesso nas mídias sociais

O sucesso parece diferente para cada marca e negócio, mas você deve passar um tempo revisando como ele se compara a seus objetivos.

Além de rastrear leads, inscrições ou compras, você também vai querer dar uma olhada no desempenho de sua campanha e onde você pode melhorar para a próxima vez.

Por exemplo, você pode obter insights sobre qual conteúdo teve melhor resultado com seu público, qual formato gerou mais visualizações e qual canal gerou mais engajamentos.

Todo esse conhecimento pode então ser colocado em sua próxima campanha de lançamento de produto.

E aí, o que achou desse passo a passo completo para planejar o lançamento de um produto nas redes sociais? Deixe o seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *