Tendências de marketing gastronômico para impulsionar o seu negócio em 2021

O que acha de aumentar o faturamento do seu negócio implementando as principais estratégias de marketing gastronômico para 2021?

Lanchonetes, confeitarias, restaurantes e até mesmo profissionais autônomos podem se beneficiar com as novidades que vão arrasar no segmento neste novíssimo ano.

Para se ter ideia, especialistas estimam que o setor gastronômico tem tudo para voltar a crescer em grande escala. Por isso, estar por dentro das tendências é fundamental.

Portanto, siga as próximas dicas que trouxemos neste artigo e se prepare para alavancar o seu empreendimento frente à concorrência. 

Confira!

Tendências de marketing gastronômico  para impulsionar o seu negócio em 2021

Destaque-se usando do valor agregado

No marketing gastronômico, a estratégia do valor agregado já é uma velha conhecida dos médios e grandes restaurantes, mas promete vir com tudo para 2021. Principalmente para negócios menores. 

Essa tática consiste basicamente em propagar um novo item do cardápio, o tornando uma opção a mais de escolha para os clientes. 

Por exemplo, se o seu estabelecimento lançou uma nova bebida, você pode incluí-la num combo com o carro-chefe da casa.

Vale o mesmo para um prato novo: coloque um preço menor na novidade e venda junto com a sobremesa mais vendida. 

Essa estratégia auxilia muito no processo de comercialização de novos produtos do estabelecimento, o que faz toda a diferença nos resultados.

Atraia mais clientes com geolocalização

Estar presente no iFood, Rappi, TripAdvisor, entre outros aplicativos de geolocalização é essencial para impulsionar o seu negócio. Para isso, você só precisa reivindicar a propriedade para começar a atrair mais clientes.

Outra estratégia muito interessante consiste em configurar o Wi-Fi do Facebook na sua empresa. Dessa forma, o cliente terá que usar o serviço para acessar a internet. Ou seja, será necessário fazer check-in com a rede social.

Além de mostrar aos amigos dos clientes que eles acabaram de visitar o seu estabelecimento, essa prática também ajuda no ranqueamento do Google, já que o buscador classifica o negócio como “muitas pessoas circulam por aqui”.

Relacionamento com o público

Não é novidade para ninguém que o atendimento ao público é a alma de qualquer negócio (assim como a propaganda). Atender bem é obrigação, seja presencialmente, seja virtualmente.

A gente já comentou em outra postagem sobre a importância de responder a comentários e mensagens nas redes sociais. É uma prática que vale ouro nos dias atuais. 

No cenário do marketing gastronômico, a fusão entre atendimento on-line e off-line é essencial e vem como um processo essencial para 2021.

Aliás, está cada vez mais comum pesquisar sobre determinado estabelecimento antes de visitá-lo. Principalmente restaurantes.

No digital, você pode transformar plataformas como WhatsApp e Instagram como verdadeiros canais de atendimento ao cliente. É possível criar grupos para conversar com as pessoas e, assim, criar uma conexão entre a marca e o público-alvo.

Já no offline, ou seja, no local físico, você pode enviar um colaborador para passar de mesa em mesa colhendo informações, solucionando dúvidas e deixando os clientes muito mais confortáveis. 

O atendimento humanizado, tanto no on quanto no off, tem tudo para tornar o seu negócio muito melhor em todos os aspectos.

Mantenha o on-line e o off-line alinhados

Essa é uma estratégia e tanto para agregar valor ao seu negócio. Quando você promete algo nas redes sociais, como um lanche maravilhoso, saboroso e de ótimo custo-benefício, pode ter certeza que o cliente cobrará aquilo que lhe foi prometido.

Nesse caso específico, se o produto ofertado não condiz com o da foto, ou não é tão saboroso assim, haverá uma péssima experiência por parte do cliente.

É por isso que a empresa precisa estar totalmente alinhada com o que acontece no digital. As redes sociais podem até ajudar no crescimento e no reconhecimento de marca, mas o grande diferencial é e sempre será o produto.

Portanto, foque em ofertar qualidade independentemente de qualquer outra coisa. Isso por si só já é uma grande ferramenta de marketing para a marca.

Eventos locais

Marcar presença em eventos locais é uma das melhores maneiras de fazer o seu empreendimento ser visto. Assim o seu produto estará sendo ofertado para mais pessoas, o que pode gerar um grande buzz.

Mas antes de sair por aí participando de qualquer evento, saiba analisar e escolher aqueles que tenham relação direta com o seu público. 

Leve uma entrada, aquele carro-chefe que todo mundo que prova adora e uma sobremesa. Você pode vendê-los separadamente ou em formato de combo.

No entanto, não esqueça do principal: o tempo de preparo. Pode parecer que não, mas a grande maioria dos clientes prefere restaurantes que entregam seus pratos em tempo recorde. Isso é tão importante quanto a qualidade da comida.

Ações beneficentes

Ajudar o próximo faz muito bem, e fazer o marketing em cima dessas ações não faz o menor mal. Especialmente quando estamos falando de gastronomia.

Independentemente do seu estabelecimento, você pode promover ações beneficentes, como servir pratos especiais com parte da verba destinada à alguma causa.

Aqui vão algumas dicas para fazer o marketing em cima de ações beneficentes:

  • Crie publicações com antecedência, anunciando o evento para todo mundo que acompanha a sua empresa nas redes sociais;
  • Você pode sortear ingressos nas redes sociais, o que ajuda a aumentar o engajamento com o público;
  • Aproveite para coletar leads durante o evento, basta pedir para que um dos funcionários passe nas mesas solicitando as informações;
  • Mostre a entidade que será beneficiada com o evento.

Há ainda a possibilidade de transmitir o evento ao vivo, tanto no Facebook quanto no Instagram.

Planejamento de marketing gastronômico

Gostou das dicas que vão bombar no marketing gastronômico em 2021? Então já aproveita para colocar em prática aquelas que tem tudo a ver com o seu negócio.

E se precisar de uma mãozinha nas redes sociais, não esqueça de conferir os nossos calendários exclusivos. Com eles, você não gasta tempo e nem rios de dinheiro pensando no que postar. 

Nosso calendário de redes sociais para profissionais da gastronomia conta com ideias de postagens que se estendem até dezembro de 2022.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *