Como usar os memes do Instagram para aumentar o engajamento

Memes do Instagram assumindo o controle do seu feed?

Você não leu errado! Se você acha que memes não são vistos como um conteúdo de valor para o seu negócio, você está enganado.

Eles são divertidos, fazem sua audiência sorrir e cada vez mais empresas utilizam esse tipo de conteúdo para aumentar seu engajamento na plataforma e tornar sua marca mais próxima do público.

Por isso, neste material, vamos mostrar como você pode se envolver e usar memes do Instagram para negócios. Continue a leitura para aprender!

O que são os memes do Instagram?

O que torna “um meme em um meme”? Tem que ser engraçado? Inteligente? Pop-cultural? Alguma combinação dos três?

Embora a maioria de nós reconheça imediatamente um meme quando o vemos, é difícil estabelecer uma definição.

No sentido mais amplo possível, um meme é qualquer meio de comunicação que passa de pessoa para pessoa na Internet. 

Geralmente, eles têm algum tipo de relevância cultural, costumam ser engraçados ou inteligentes e costumam apresentar uma combinação de texto e imagens (pode ser uma foto, um GIF ou até mesmo um vídeo).

Mas embora possam ser difíceis de definir, há uma coisa que é certa: os memes são muito populares no Instagram.

Na verdade, algumas das contas maiores e mais engajadas no Instagram existem com o único propósito de criar e compartilhar memes.

Mas isso está começando a mudar.

No último ano, marcas e empresas também começaram a “pular no movimento do meme”, quebrando aquela ideia de feed regrado e se valendo de um conteúdo um pouco mais autêntico e muito mais divertido.

Os memes foram feitos para serem identificáveis, relevantes e altamente compartilháveis, então eles são perfeitos para construir engajamento com a marca.

Mas existem muitos usos comerciais diferentes: tudo, desde o compartilhamento da identidade da marca e valores até o aumento do interesse pelo produto.

Como usar memes do Instagram para negócios

Como já mencionamos, por serem tão compartilháveis, postar um meme engraçado ou relevante pode gerar uma tonelada de curtidas, comentários, compartilhamentos e salvos.

Por isso, antes de sair postando qualquer meme por aí, é importante organizar seu calendário de conteúdo para postar nos dias certos.

Quer saber como você pode incorporar memes em sua própria conta? Aqui estão alguns exemplos excelentes.

Instagram Memes # 1: Promova os valores da sua marca

Não há como negar que o Instagram ainda é um lugar muito social. 

E as pessoas querem seguir contas com as quais possam se relacionar, independentemente de ser uma marca, um influenciador ou outra coisa.

Portanto, é importante tornar sua conta do Instagram o mais identificável possível e realmente mostrar do que se trata o seu negócio! 

E os memes podem ser ótimos para isso.

Tudo o que você precisa fazer é encontrar a foto, o vídeo ou GIF certo e criar uma mensagem que capture sua identidade e visão e ajude a tornar  sua marca  memorável (pontos de bônus se você puder torná-la engraçada!).

# 2: Compartilhe Tweets Virais de Sua Comunidade

Uma das maiores (e mais estranhas) manias de design que atingiu o Instagram este ano é usar a plataforma para compartilhar capturas de tela de Tweets virais.

O aspecto da comunidade que amamos nessa tendência é que não são apenas as marcas que publicam seus próprios Tweets no Instagram.

Elas também encontram Tweets de sua comunidade que refletem o estilo, atitude e mensagens de sua marca, de modo que atraem seus seguidores no Instagram também!

Claro, enquanto as contas de meme ficam felizes em compartilhar capturas de tela como estão (a estética não importa tanto na comédia), as empresas e os influenciadores estão dando um passo adiante e adicionando origens da marca às suas postagens.

# 3: Promova seus produtos

Como costumam ser engraçados ou espertos, os memes geralmente não parecem um anúncio ou promoção de um produto.

Portanto, podem ser uma ótima maneira de “promover de maneira suave” seus produtos sem ficar na cara sobre isso.

Embora o Instagram esteja definitivamente crescendo como um canal de vendas , como um negócio, seu objetivo deve ser postar conteúdo que envolva seu público, em vez de simplesmente promover seus produtos.

E uma das melhores coisas sobre os memes do Instagram é que eles podem fazer um pouco dos dois !

Esses memes oferecem uma forma de venda mais “indireta”, perfeita para o Instagram, porque eles não parecem muito inautênticos ou vendedores.

# 4: Divirta seu público

Ter um objetivo central de negócios em mente é ótimo, mas você também pode compartilhar memes do Instagram com o único propósito de entreter seu público.

Compartilhar esses tipos de memes é uma ótima maneira de mostrar a seus seguidores que você é acessível e que há um ser humano real por trás de sua conta.

Portanto, da próxima vez que você estiver em apuros por algo para postar , considere a possibilidade de lançar um meme divertido – seu público vai adorar você por isso!

Estas são apenas algumas maneiras pelas quais as empresas podem usar memes no Instagram! 

Lembre-se de que, embora sejam divertidos e super versáteis, é importante manter a marca com os memes do Instagram que você posta.

Tente encontrar memes que agreguem valor ao seu público específico – ou que sejam altamente identificáveis até mesmo para uma pequena parte de seu público!

Veja mais conteúdos sobre memes do Instagram em nosso Instagram!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *