Como escolher o nome de usuário perfeito para o Instagram

Encontrar o nome de usuário perfeito para o Instagram (que ainda está disponível) pode ser difícil! 

Cada vez mais pessoas utilizam a plataforma para pesquisar marcas e produtos, por isso é essencial que sua conta seja fácil de encontrar.

Neste artigo, vamos revelar as principais dicas para te ajudar a escolher o melhor nome de usuário do Instagram para sua marca em 2021, além de tudo que você precisa saber antes de fazer a grande mudança!

Pronta para impulsionar o seu perfil e vender mais? Então continue a leitura!

Por que os nomes de usuário do Instagram são tão importantes

Escolher um nome de usuário perfeito no Instagram pode parecer uma decisão pequena, mas encontrar o certo pode realmente definir o tom para a identidade de sua marca – e ajudar as pessoas a entender melhor a sua missão.

Seu nome de usuário também é a maneira mais fácil para as pessoas procurarem por você na plataforma. 

É por isso que é importante escolher um nome fácil de lembrar e de soletrar.

Do contrário, é muito provável que a escolha errada possa atrapalhar sua estratégia de marketing nas redes sociais.

Com isso em mente, aqui estão nossas principais dicas para escolher um ótimo nome de usuário do Instagram:

Escolhendo o nome de usuário perfeito para o Instagram: destaque a oferta de sua marca

Com mais de 1 bilhão de usuários ativos, as chances de sua marca ainda estar disponível no Instagram são muito pequenas.

No entanto, essa pode ser uma ótima oportunidade para adicionar uma palavra-chave extra que indique os valores, produtos ou serviços que você oferece

Este hack simples irá reforçar exatamente o que você oferece – enquanto também aumenta suas chances de ser descoberto por meio de pesquisas pela palavra-chave escolhida!

Torne o seu nome de usuário memorável

Quando se trata do seu nome de usuário do Instagram, é bom que ele seja fácil de lembrar.

Nomes de usuário memoráveis ​​são mais propensos a serem pesquisados, o que pode impactar diretamente seus níveis de engajamento e contagem de seguidores. 

Por isso, se esforce para criar um nome que vai grudar na cabeça das pessoas.

Um pouco de criatividade pode ajudar muito!

Utilize o mesmo nome em todas as redes sociais

Antes de decidir seu nome de usuário do Instagram, é uma boa ideia verificar se ele também está disponível em todas as outras redes sociais que você deseja usar para promover sua marca.

Além de trazer um tom de profissionalismo para o seu negócio, utilizar o mesmo nome é uma ótima maneira de promover seus canais sociais

Com o mesmo nome de usuário, um assinante no YouTube pode facilmente pesquisar e descobrir seu perfil no Instagram. 

Lembre-se de que, embora os nomes de usuário do Instagram tenham um limite de 30 caracteres, isso nem sempre é o caso para outras plataformas. O Twitter, por exemplo, só permite até 15 caracteres!

Certifique-se de que é fácil de soletrar

Os nomes de usuário do Instagram podem conter letras, números, pontos e sublinhados, mas não há a necessidade de incluir todos eles. 

Quanto mais fácil for a grafia do seu nome de usuário, mais fácil será a pesquisa.

Portanto, com isso em mente, vale a pena manter seu nome de usuário livre de palavras complicadas e combinações complexas

DICA: em caso de dúvida, conte a um amigo ou colega sua ideia de nome de usuário do Instagram e peça a eles para anotá-lo 10 minutos depois. 

Se eles cometerem algum erro de grafia, pode valer a pena repensar.

Estabeleça metas de longo prazo

Como já vimos, destacar a oferta da sua marca em seu nome de usuário do Instagram pode ser uma ótima maneira de aumentar a conscientização sobre seus valores, produtos ou serviços. 

No entanto, é importante manter seus objetivos de negócios de longo prazo em mente.

Se você planeja diversificar sua linha de produtos no futuro, não se prenda a apenas um produto em seu nome de usuário do Instagram. 

Em vez disso, opte por termos mais genéricos que lhe dão a liberdade de crescer na direção que você almeja.

Pensar no futuro pode salvá-lo de uma reformulação da marca mais adiante – o que pode prejudicar sua descoberta e afetar seus níveis de engajamento.

Nome Pessoal ou Marca?

Não tem certeza se você deve usar seu próprio nome ou da marca na conta do Instagram? 

Pense em como você administra o seu perfil diariamente para ajudá-la a decidir!

Se o foco estiver principalmente em suas atividades, ações ou ponto de vista, pode ser uma boa ideia utilizar seu nome.

Agora, se você acha que seu nome é muito comum e não vai ser fácil para os seus seguidores te identificarem, insira suas especialidades de conteúdo ao lado de seu nome. (ex: Marcia Nutróloga)

Isso pode dar um foco mais forte à sua conta e ajudará os novos visitantes a se conectar instantaneamente com o valor do seu perfil.

Por outro lado, se sua identidade pessoal tem muito pouco a ver com o conteúdo que você, enquanto pessoa, compartilha, utilize o nome de sua marca.

Essa abordagem pode ser útil se você estiver pensando em fazer a transição para um negócio mais adiante, já que não estará pessoalmente vinculado à conta.

E se o seu nome de usuário do Instagram já estiver em uso?

Se você faz parte da elite rica e famosa, o Instagram é conhecido por “mexer alguns pauzinhos” para ajudar a proteger o nome de sua escolha.

No entanto, se você não estiver na categoria de estrela de cinema de Hollywood ou realeza, pode ser muito difícil reivindicar um nome do Instagram que já foi usado – mesmo se a conta estiver inativa. 

Mas existem algumas etapas que você pode seguir. 

Como alternativa, pode ser mais rápido e fácil encontrar uma pequena variação para seu nome de usuário do Instagram.

Talvez incluindo uma palavra-chave relevante do seu setor.

E se você estiver preocupado sobre como uma variação do seu nome de usuário afetará sua descoberta, você pode usar seu nome de exibição no perfil para ajudá-la a ser descoberta.

Até porque, o Instagram usa seu nome de exibição quando alguém pesquisa uma palavra-chave, hashtag ou nome de usuário na página Pesquisar e Explorar.

Portanto, definitivamente vale a pena aproveitar ao máximo esta oportunidade! 

Para obter os melhores resultados, evite usar caracteres especiais ou letras maiúsculas espaçadas – isso pode parecer legal, mas dificulta sua descoberta. 

Em vez disso, use palavras que seu público-alvo provavelmente pesquisará, como o nome completo de sua marca – incluindo e comercial ou pontos de exclamação – e a oferta do produto.

Como alterar nomes de usuário do Instagram e proteger sua conta

Depois de escolher um nome de usuário do Instagram, a melhor opção é ficar com ele. 

Mudar seu nome de usuário do Instagram com muita frequência pode confundir seus seguidores e levar a um aumento no número de não seguidores.

No entanto, se um novo nome de usuário for a escolha certa para sua marca, existem algumas etapas que você pode seguir para tornar a transição o mais tranquila e segura possível.

Avise seus seguidores

A menos que seu novo nome de usuário no Instagram seja parte de uma grande revelação, é uma boa ideia avisar seus seguidores que essa mudança está chegando. 

Isso pode ser por meio de uma série nos stories explicando os motivos pelos quais você está fazendo a mudança, um vídeo IGTV ou uma postagem de feed tradicional. 

Envolver seu público nesta decisão é uma ótima maneira de fortalecer o senso de comunidade em sua conta e diminuirá o fator de choque quando você fizer a mudança.

Proteja seu nome de usuário antigo

Depois de fazer a transição de sua conta para um novo nome de usuário, seu nome de usuário antigo estará instantaneamente à disposição

E se você tem muitos seguidores, esta é uma propriedade realmente interessante! 

Certifique-se de que ninguém mais pegue seu nome de usuário antigo e se faça passar por sua conta, protegendo seu nome de usuário antigo o mais rápido possível.

Você pode então criar uma segunda conta com esse nome e usá-la para seus futuros empreendimentos comerciais ou para redirecionar seguidores para sua conta real.

Proteja a verificação do Instagram

Se sua conta do Instagram for verificada, alterar seu nome de usuário do Instagram pode ser arriscado. 

Isso ocorre porque a plataforma tem certas regras em vigor para evitar que as pessoas transfiram uma conta verificada para outra pessoa – e um novo nome de usuário pode indicar uma mudança de propriedade.

Mantenha sua marca azul segura entrando em contato com a Central de Ajuda do Instagram e pedindo que atualizem seu nome de usuário do Instagram em seu nome.

Atualize seus links sociais

Quando você atualiza seu nome de usuário do Instagram, a URL do seu perfil do Instagram também muda automaticamente. 

Por isso, atualize seus links sociais imediatamente – especialmente em pontos de acesso de tráfego, como o site de sua marca e outros canais sociais!

Obter o nome de usuário perfeito para o Instagram pode ser o primeiro passo para construir uma estratégia de marketing de mídia social eficaz. 

Gostou desse conteúdo? Compartilhe-o em suas redes sociais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *