O que é shadowban no Instagram e como evitar

Seus posts no Instagram perderam relevância e diminuíram o seu alcance nos últimos tempos? Sua conta já não cresce como antes, mesmo que você mantenha uma frequência diária de postagens?

Então, tenha atenção!

Se ao fazer uma busca de hashtags, procurando por aquelas que você mais aplica nos seus posts, você não encontrar seus conteúdos na pesquisa, então é provável que o seu perfil tenha sido atingido pelo chamado shadowban do instagram.

Se você quer saber o que é esse problema e como sair dele, nós preparamos um conteúdo completo e com as principais informações sobre esse bloqueio da rede social. Siga lendo e confira!

O que é Shadowban no Instagram?

Bom, em tradução literal, a palavra significa “bloqueio fantasma” e nada mais é que uma ação de bloqueio que a rede social promove a algumas contas, que impede o bom desempenho das publicações de uma forma não explícita.

Sendo assim, é possível que a sua conta seja penalizada com o bloqueio e você nem sequer saiba disso. Apenas depois de um tempo, realizando a análise de métricas, você notará que algo está errado.

O shadowban do instagram bloqueia a aparição das suas postagens no feed de hashtags e também nas abas Explorar e na localização.

O problema está justamente no fato de ser uma penalização não-explícita. A sua conta continuará funcionando, mas seus posts só aparecerão para os seus seguidores, e dificilmente seu perfil virá a crescer.

Causas do shadowban

Contas que usam de meios indevidos para crescer na rede social (ganhar seguidores, curtidas e engajamento) são identificadas pelo Instagram e penalizadas pelo mesmo.

São algumas das práticas que podem levar ao shadowban do instagram:

  • Compra de seguidores ou curtidas;
  • Utilização de bots para interação;
  • Uso de hashtags irrelevantes ou que não se comunicam com o seu conteúdo.

Impactos do bloqueio no perfil

Como já mencionado no início deste texto, o shadowban consegue reduzir de forma drástica o alcance das suas publicações e elas só aparecerão para os seus seguidores.

Contas atingidas pelo bloqueio não são vistas por novos usuários e não ficam disponíveis nas abas de localização ou na pesquisa de hashtags.

Além de não conquistar novos seguidores, o perfil pode até perder os que já possui, já que a quantidade de pessoas que veem as publicações tende a diminuir com o passar do tempo.

Como saber se estou no Shadowban?

Não sabe se você está no shadowban do instagram? Existe uma forma de descobrir. Confira:

  • Faça uma publicação no seu perfil;
  • Utilize uma das hashtags que você costuma usar na maioria das suas postagens;
  • Entre em contato com pelo menos outros 5 perfis que te seguem (pode ser amigos, por exemplo), e peça para eles fazerem uma pesquisa pela hashtags que você usou no post;
  • Se sua publicação não aparecer para nenhuma das 5 contas, é grande a chance do seu perfil ter sido atingido pelo shadowban.

Como sair do Shadowban?

Confira algumas dicas práticas para sair do bloqueio do Instagram!

Dê um tempo da rede social

Saia da sua conta e fique um ou dois dias sem entrar. Faça isso em seu celular e também em todos os outros dispositivos logados, como computador e tablet.

Com isso, é possível que a rede social pare de rastrear a sua conta.

Exclua algumas hashtags

Determinadas hashtags podem estar prejudicando a sua conta, por isso, vale a pena retirá-las para ver se há a melhora do desempenho.

Troque o tipo de conta

Outra dica interessante é trocar o tipo de conta que seu perfil está enquadrado. Talvez sua conta esteja como “comercial” ou “criador de conteúdo”.

Nesse caso, troque para uma conta pessoal, e depois de um tempo retorne para a categoria de antes.

Limite o acesso de outros aplicativos

É normal que deixemos que outros aplicativos tenham acesso à nossa conta, mas nem sempre isso é benéfico.

Por isso, revogue essa permissão em todos e retorne com a autorização aos que realmente são necessários, como aqueles usados para programar postagens.

Reporte o problema ao Instagram

Se você realmente acha que foi punido com o shadowban do instagram e que as suas publicações não violam as regras da rede social, reporte o problema.

Vá em Configurações > Ajuda > Relatar um problema > Algo não está funcionando.

Como evitar o bloqueio do Instagram?

Confira agora algumas medidas que você pode tomar para evitar que o seu perfil seja atingido pelo shadowban.

Evite usar hashtags banidas ou em excesso

Faça uma pesquisa a respeito das hashtags que você pretende usar e certifique-se que elas estão funcionando normalmente.

Além disso, o uso de hashtags em excesso pode prejudicar a sua conta. O próprio Instagram recomenda o uso de uma média de 5 hashtags, sendo no máximo 30 por postagem.

Não exagere ao seguir ou deixar de seguir perfis

Dar “follow” e “unfollow” em uma grande quantidade de perfis e num curto espaço de tempo não é considerado uma boa prática pelo Instagram.

A rede social entende que essas práticas são usadas para ganhar seguidores de forma maliciosa, e por isso, pode prejudicar a experiência dos usuários na rede social.

Evite logar sua conta a partir de dispositivos diferentes

Se você tem o costume de logar a sua conta do Instagram em diferentes dispositivos ou endereços de IP, e não conseguir comprovar a sua identidade através de SMS ou e-mail, saiba que o Instagram pode bloqueá-la por suspeita de vírus ou atuação hacker.

O Instagram possui regras que podem ser bem rígidas quanto ao uso da rede social e o comprometimento da experiência dos usuários no ambiente, e caso as suas publicações venham a ferir essas regras, as chances disso prejudicar o seu desempenho são grandes.

O shadowban é um mecanismo utilizado para minimizar o alcance de contas que o algoritmo entende como spam ou que violam as regras da comunidade. 

Então, tenha atenção para as suas práticas por lá e evite que o seu perfil sofra o bloqueio e perda relevância dentro da rede.

Até breve!

Um comentário

  1. Gabreiela Darmont Freire

    Nunca nem ouvi falar essa palavra. Mas gostei de saber , pq assim já vou ficar ligada pra não cometer esses erros e ser mal interpretada pelo app. Vlw pessoal!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *