Os 5 principais truques para o seu negócio deslanchar nas redes sociais

As redes sociais são verdadeiras ferramentas de vendas no marketing digital. Mas é claro, somente para aqueles que sabem usá-las da maneira correta

Apesar de parecer algo distante para muitos empreendedores, você verá que não é tão difícil assim depois que colocar em prática os truques que vamos apresentar neste artigo.

Antes de mais nada, é importante que você compreenda que com uma boa estratégia é possível que sua marca obtenha sucesso no ambiente digital. E quando falamos em “estratégia”, estamos nos referindo a um conjunto de ações que vão desde o planejamento de postagens semanais até a definição de uma persona. 

Partindo desse ponto de vista, abaixo você conhecerá as principais sacadas que, quando aplicadas corretamente ao seu negócio, trarão ótimos resultados nas redes sociais.

Continue lendo para descobrir!

5 principais truques para o seu negócio deslanchar nas redes sociais

1. Opte sempre pela qualidade 

Estar presente em todas as redes sociais pode não ser um bom negócio. Principalmente para empreendedores de pequenas empresas. Afinal, a maioria é responsável por cuidar dos próprios perfis.

Nesse caso, é indicado estudar as personas para identificar em quais plataformas o público-alvo prefere interagir com a sua marca. A partir disso, basta concentrar as suas postagens por lá.

Como a sua empresa pode estar presente nas redes sociais

  • Para artesãos, o Instagram e Tik Tok são boas alternativas para mostrar o trabalho, seja em vídeos, seja em fotos;
  • Quem comercializa roupas pode se dar muito bem usando o Instagram e o Facebook;
  • Para donos de restaurantes, publicar vídeos com receitas no YouTube pode ajudar a alcançar mais clientes.

A ideia é ir até o lugar onde o seu público está concentrado e se comunicar com ele. 

Portanto, entregue valor que você será recompensado por isso.

2. Na terra das redes sociais, o conteúdo é rei

Entrar na rede social de uma marca e ver que ela só publica conteúdo promocional é um saco, e você deve concordar com isso.

As redes sociais são um ambiente para interagir, por isso precisa ser leve e descontraído. É aí que você deve agir com a sua marca, publicando conteúdo de valor. 

Usando novamente o exemplo de um artesão ou artesã, uma ideia muito interessante é dar dicas de artesanato. É uma boa oportunidade para mostrar os produtos, mas de forma natural.

Outra grande ideia é criar um calendário de postagens para a sua empresa. Além de ajudar a planejar os posts e seus horários, também auxilia a incentivar o hábito dos seguidores

Por exemplo, quando você publica conteúdo todos os dias, às 17h, seus seguidores e potenciais clientes se adéquam ao horário para acompanhar as principais dicas. 

É por isso que o conteúdo da sua marca precisa ser relevante.

3.  Relacionamento é tudo

Além de desenvolver conteúdos de valor para os seguidores, também é preciso dar a devida atenção aos seus clientes em potencial. 

Ao curtir e responder comentários, você cria um laço com aqueles que acompanham suas postagens. Isso faz com que a marca se aproxime cada vez mais dos seus clientes.

Tome como exemplo a Netflix, a gigante do streaming que interage com seus “seguimores”, mostrando sua essência, que vai muito além de uma plataforma de filmes e séries.

Mas antes de sair por aí curtindo e comentando tudo, confira essas 4 dicas que vão ajudar a tornar o seu negócio mais humano nas redes sociais:

  1. Se coloque no lugar do cliente. Ter empatia é a melhor maneira de melhorar a sua relação com o seu público-alvo.
  2. Defina um tom de voz. Assim você pode se comunicar de forma autêntica, o que facilitará a conexão da marca com os seguidores.
  3. Incentive os clientes. Sabe aquele perfil que publicou um review do produto e marcou a empresa? Compartilhe! 
  4. Atenda da melhor forma possível. Facilite a comunicação deixando o “terno e gravata” de lado. De pessoa para pessoa. 

Em resumo, fale com os seguidores do mesmo jeito que você gostaria que as outras marcas falassem com você. 

4. Benchmarking, a arte de espiar

A gente já falou sobre a importância do benchmarking em outro post. Porém, vale a pena reforçar sobre essa estratégia.

Benchmarking nada mais é do que acompanhar a concorrência. E isso é perfeitamente normal. Ou você acha que a Pepsi não dá uma espiadinha nas redes sociais da Coca-Cola?

Com os vários tipos de benchmarking, você pode encontrar respostas essenciais para algumas das principais dúvidas que costumam permear a mente dos empreendedores. 

Enfim, buscar referências de negócios de sucesso é uma estratégia e tanto. Principalmente para quem almeja alavancar a própria marca nas redes sociais. 

5. Mensure os resultados

A maioria das redes sociais oferecem recursos para os profissionais testarem e avaliarem as estratégias que estão botando em prática.

Dessa forma, é possível analisar os principais dados, como número de cliques, alcance dos posts, horário de publicação, entre outros insights. 

A partir desses números, você pode adequar o seu conteúdo com base nos resultados obtidos. 

Imagine que você fez um post no Instagram às 17h e outro às 23h.

Ao acessar as métricas fornecidas pela própria rede social, você percebeu que o post publicado no fim da tarde teve muito mais curtidas quando comparado com o post das 23h.

Ou seja, você tem em mãos um dado interessante: o seu público-alvo costuma interagir melhor com as suas postagens às 17h. 

Apesar de ser um exemplo bem simples, já dá para notar o quão importante é acompanhar as métricas da sua marca nas redes.

Depois é só fazer os ajustes necessários para melhorar a performance do seu negócio.

Tudo pronto para botar as ideias em prática?

Você viu como não é difícil fazer com que o seu negócio tenha sucesso nas redes sociais? Só é preciso seguir uma estratégia consolidada, de acordo com os princípios e o propósito da sua marca. 

Agora responda aí pra gente, qual é o seu negócio e como você pretende implementar essas ideias nas redes sociais dele?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *