Instagram Reels para artesãos: 7 dicas indispensáveis para você se destacar gravando vídeos curtos

Faz um tempo que o Instagram lançou uma ferramenta de vídeos curtos dentro de sua própria plataforma, o chamado Reels. A princípio, o concorrente direto do TikTok estreou como um teste na Alemanha, França e aqui no Brasil.

Porém, nos últimos meses o Instagram Reels bombou entre os usuários e já está presente em mais de 50 países.

E, se engana quem pensa que a ferramenta é usada apenas para expor dancinhas e dublagens. Se bem utilizado, o Reels pode impulsionar o perfil do seu empreendimento, muito mais que postagens comuns e stories. 

É por isso que, no post de hoje, trouxemos 7 dicas indispensáveis para você se destacar gravando vídeos curtos no Instagram Reels. 

O que é Reels?

O Instagram Reels é um recurso da rede social que permite gravar vídeos de até 30 segundos. Com a ferramenta é possível escolher trilhas sonoras, efeitos, GIFs, mudar a velocidade, entre outras coisas.

A grande vantagem, neste primeiro momento, é que o Reels foi lançado a pouco tempo. Por este motivo, o Instagram prioriza a entrega dos conteúdos, fazendo com que cheguem a um número grande de usuários.

Dessa forma, você consegue atingir, através do Explorar, um público que não segue a sua marca

Com o Reels funciona?

Para gravar e editar vídeos usando o Reels é muito simples. Confira:

Vídeo do Reels

Na câmera principal, selecione o Reels clicando no símbolo de + e depois em “Vídeo do Reels”.

No lado esquerdo da tela, você encontrará alguns recursos para personalizar o seu vídeo, como:

  • Duração;
  • Trilha;
  • Velocidade;
  • Efeitos;
  • Temporizador.

A ferramenta é muito simples e fácil de usar, além de ser bem intuitiva. Portanto, você pode turbinar os seus vídeos sem muito esforço, os deixando bem criativos.

Hora de gravar

Para começar a gravar é só apertar o botão central, e para pausar basta soltá-lo. Você pode fazer isso várias vezes até que o tempo limite seja atingido (30 segundos). 

Em cada momento, você pode selecionar efeitos diferentes, para deixar o seu vídeo cada vez mais atrativo. Mas não exagere.

Ainda assim, é possível cortar as partes que você achou ruim ou selecionar outra trilha sonora. 

Depois é só postar o vídeo, usando as hashtags que combinam com o seu nicho de atuação. Nesse caso, o artesanato. 

7 dicas indispensáveis para você se destacar gravando vídeos curtos

1. Qualidade é melhor que quantidade

Pense na qualidade do seu conteúdo acima de qualquer coisa. A ideia é criar conteúdos atrativos para o seu público-alvo, assim, quando o vídeo estiver no Explorar, você vai atrair pessoas qualificadas para o seu perfil.

O Instagram Reels pode proporcionar muitas oportunidades interessantes, mas a qualidade sempre será a cereja do bolo quando o assunto é conteúdo. 

Uma dica muito interessante para produzir materiais melhores é criar pequenas listas de tarefas ou até mesmo roteiros simples. 

Dessa forma, você consegue se planejar antes das gravações, seguindo à risca as ideias que teve para os vídeos. 

2. Conteúdo autêntico

Criar conteúdo autêntico para o Reels significa ser você mesmo. Os consumidores procuram cada vez mais por marcas humanas e espontâneas.

A partir do momento que você humaniza a sua marca, os clientes começam a enxergar algo a mais no seu negócio. Ou seja, não é apenas uma empresa querendo vender produtos, é uma marca que tem algo de valor a oferecer. 

Por isso, foque em transmitir a essência da sua empresa de artesanatos, aquilo que você deseja mostrar ao público. 

3. Benchmarking

Se até o Instagram Reels se inspirou no TikTok, por que você não pode se inspirar em outros perfis para produzir conteúdo?

Já falamos sobre benchmarking em outro post e vale a pena você conferir.

Sabemos o quanto é difícil ter ideias mirabolantes para qualquer tipo de conteúdo. Por este motivo, é muito comum recorrer ao benchmarking a fim de esclarecer as ideias. 

Você pode fazer isso acompanhando perfis concorrentes que publicam vídeos no Reels. Assim, é possível saber o que está dando certo e o que está dando errado.

Com isso em mente, a sua marca pode começar a produzir conteúdos cada vez melhores.

Mas não confunda benchmarking com plágio, pois são duas coisas completamente diferentes.

4. Conteúdo educacional

Aqui temos um grande trunfo para marcas que desejam apostar no Instagram Reels. Isso porque, dicas, tutoriais, videoaulas e truques diversos são muito interessantes para a plataforma. 

Além de ajudar o seu público, o conteúdo educacional prende a atenção dos usuários e aumenta a autoridade da sua marca. 

No artesanato, você pode começar a dar dicas sobre o processo de produção, bons cursos, ideias criativas, entre outras coisas. 

5. Hora dos produtos

É claro que você deve vender seu peixe, mas faço isso de uma forma inteligente. Com o Reels, a sua marca pode divulgar produtos facilmente, basta contextualizar. 

As chamadas trends (tendências que estão bombando) são ideais para isso. Você pode introduzir algum produto no decorrer do vídeo, o que pode gerar o interesse do público. 

No entanto, tome cuidado para não parecer que você está desesperado em busca de vendas. A grande sacada é fazer com que a marca crie uma conexão com os seguidores.

6. Hora da oferta

Resolveu dar um descontão em um de seus produtos? Use o Reels para divulgar. Mas faça isso de forma incrível, como uma super solução. 

Como o Reels potencializa a entrega dos conteúdos, criar chamadas para grandes ofertas por lá pode ser uma excelente maneira de aumentar as vendas. 

Mas, assim como salientamos ao longo do conteúdo, tente contextualizar a promoção em alguma trend ou trilha que esteja fazendo sucesso entre os usuários.

Quanto mais espontâneo e natural, melhor. 

7. Mostre quem você é

Sabe aquele produto que você começou a confeccionar, mas que por algum motivo deu errado? Mostre!

Os consumidores estão cansados de ver marcas que se mostram perfeitas nas redes sociais. Vale o mesmo para perfis pessoais. 

Então, você pode divulgar seus bastidores, erros e acertos, para que assim o público entenda quem está por trás daquela marca. 

Lembre-se que a aproximação e humanização são tendências de marketing para artesãos em 2021. Aproveite!

E para acompanhar mais conteúdos como este, nos acompanhe nas redes sociais e fique de olho aqui no blog.

Até breve!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *