Vão bombar: tendências de marketing para confeiteiros que serão sucesso em 2021

Para aumentar o faturamento e conquistar cada vez mais clientes, é imprescindível que você conheça as tendências de marketing para confeiteiros que vão bombar em 2021.

Quem já empreende ou pretende empreender neste novo ano deve saber sobre tudo o que está em alta, tanto no próprio setor quanto no marketing. 

Afinal de contas, o marketing está em quase tudo, então entendê-lo é tão importante para os negócios quanto a contabilidade mensal. 

Ao longo do texto você descobrirá as principais tendências de marketing para você implementar e arrasar na sua confeitaria neste novo ano que promete ser um dos mais incríveis para os negócios!

Tendências de marketing para confeiteiros em 2021

Foque nas redes sociais 

Sabemos que as redes sociais não são nenhuma novidade, mas para 2021 os olhares para as principais plataformas digitais precisam ser redobrados.

Isso porque 2020 foi o ano do virtual, em que as pessoas consumiram, se comunicaram e viveram literalmente conectadas às redes. 

Portanto, você, empreendedor do ramo confeiteiro, deve ampliar sua atuação nos meios digitais, demonstrando que o seu negócio compreende as necessidades do público-alvo.

Mas como tudo na vida, a presença nas redes sociais é algo que cresce aos poucos.

O primeiro passo é fortalecer a presença da sua marca no digital. Veja algumas dicas de como fazer isso com maestria:

  • Crie perfis para o seu empreendimento nas redes sociais em que a maior parte do seu público está presente;
  • Produza conteúdo relevante e de alta qualidade;
  • Desenvolva um cronograma de publicações semanais. Você pode contar com o nosso calendário de redes sociais, caso precise.
  • Entenda as dores do seu público-alvo. Assim, a sua marca produzirá conteúdos que atendam às preferências e necessidades das pessoas que as seguem.

Redes sociais são sobretudo pessoas. Dessa maneira, quando a sua marca passa a entendê-las, se torna muito mais fácil oferecer soluções de alta qualidade. 

Relacionamento com clientes

Crucial para qualquer negócio, o relacionamento ainda é considerado por muitos como um diferencial, não como uma obrigação.

É por isso que, para 2021, essa prática vem como uma forte tendência

Quando falamos em atendimento ao cliente, queremos enfatizar todas as etapas do funil de vendas, desde a primeira abordagem até o pós-venda. 

Um bom atendimento é capaz de gerar ótimos frutos sem gasto algum.

Por exemplo, oferecer uma experiência única ao cliente despertará um sentimento muito interessante nele, que é atrelado ao ato de recomendar. 

Com o marketing boca a boca, outras pessoas passam a conhecer a sua marca e a consumir os seus produtos.

Mas, para que isso aconteça, é fundamental investir no atendimento ao cliente.

Eventos locais 

Falamos em outra postagem sobre a enorme oportunidade que é participar de eventos locais. Para os confeiteiros, essa dica é valiosíssima!

Vários municípios desenvolvem feiras e outros eventos comerciais, em que os empreendedores podem participar a fim de vender e, sobretudo, divulgar o próprio negócio. 

Além de comercializar os produtos durante o evento, a ocasião é perfeita para divulgar a marca, atrair novos clientes e apoiadores.

Por este motivo, é fundamental fazer uma apresentação impecável. Leve seus melhores doces, tire boas fotos e faça combos com preços promocionais. 

O momento também é super interessante para levar as pessoas até as redes sociais da marca. Crie uma hashtag personalizada e incentive as pessoas a publicarem stories no Instagram e Facebook. 

Outra dica valiosa é fazer um “esquenta” nas redes sociais, uma contagem regressiva até o grande dia. Isso aumenta as expectativas do seu público-alvo. 

Marketing de microinfluência

Imagine entrar em contato com influenciadores menores para promover o seu negócio? Pode até parecer uma má ideia a princípio, mas microinfluenciadores são mais influentes que os grandes influencers.

O motivo está ligado à aproximação e engajamento, já que blogueiros com até 40 mil seguidores têm uma conexão muito interessante com os seguidores

Para o segmento de confeitaria, essa estratégia pode ser muito útil tanto para o aumento da base de fãs do seu negócio quanto para o crescimento das vendas. 

É possível entrar em contato com influencers que tenham a ver com a sua marca, como avaliadores de restaurantes, por exemplo. 

Na hora de fechar negócio, vocês podem discutir valores, permuta, entre outras formas de manter uma parceria de sucesso. 

Essa tendência tem tudo para alavancar qualquer negócio em 2021.

E-mail marketing

Quando bem usado, o e-mail marketing pode ser uma estratégia e tanto. Por isso entrou na lista de tendências de marketing para confeiteiros e, com certeza, vai bombar em 2021.

No entanto, muitos empreendedores erram ao utilizar essa ferramenta. Ou disparam e-mails demais ou pouco, e isso acaba prejudicando a experiência do usuário.

O ideal é que sejam enviados e-mails com novidades e promoções, mas com a frequência certa. Disparar de 1 a 2 e-mails, de segunda a sexta, pode ser uma boa ideia. 

O tom de cada mensagem também deve ser analisado, pois é interessante manter uma conversa com quem recebe, de forma leve e natural. 

Ao seguir essas dicas, pode ter certeza que a sua confeitaria irá se destacar diante da concorrência. 

Geolocalização

Toda empresa necessita estar bem posicionada no Google, e isso pode impulsionar o seu estabelecimento. Há também outras plataformas em que você pode reivindicar a propriedade, como o iFood e TripAdvisor, por exemplo.

A partir do momento em que as pessoas começam a localizar a sua empresa de forma mais prática, também se torna mais fácil impulsionar a sua marca.

Para dar uma força, você pode configurar o Wi-Fi do Facebook no seu estabelecimento. Assim, quando uma pessoa fizer check-in lá, todos os amigos da rede social verão onde ela esteve.

Além do mais, essa ferramenta também auxilia no ranqueamento do Google.

Agora você só precisa implementar essas estratégias desde já no seu negócio, para que 2021 seja um ano de grandes resultados!

Ah! Não se esqueça de deixar um comentário e também aproveite para acompanhar a gente nas redes sociais. Lá rolam as melhores dicas para fazer a sua marca crescer cada vez mais.

Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *