É lojista? Confira as principais tendências de marketing para 2021

Todo início de ano é o momento de “botar a casa em ordem” para mais uma fase de metas e desafios. Organizar fornecedores, motivar o time, definir novas campanhas, acompanhar as principais tendências de marketing para lojistas

Essa última tarefa é, sem sombra de dúvidas, uma das principais para qualquer lojista, independentemente da categoria.

Afinal de contas, com o rápido avanço da tecnologia, é notável que as marcas e lojas estão cada vez mais competitivas entre si, o que diminui consideravelmente seus diferenciais.

Ou seja, sem um diferencial claro para o consumidor, muitas marcas acabam optando pela estratégia mais fácil: a diminuição do preço.

Para que isso seja evitado, é fundamental saber “vender o peixe” com as mais modernas ferramentas de marketing, que você descobrirá nos próximos passos deste artigo.

Tendências de marketing para lojistas em 2021

Serviços personalizados 

Não é de hoje que oferecer serviços personalizados se tornou uma necessidade. Mas para 2021, essa tendência vem ainda mais forte entre os lojistas

Cada vez mais, os consumidores esperam por experiências personalizadas. É o que aponta uma pesquisa feita pela Epsilon, em que 80% dos entrevistados responderam que preferem comprar de marcas que oferecem esse tipo de experiência.

Os serviços personalizados vão além de inserir o nome do usuário num e-mail. Mas envolvem ofertas que se complementam e que atendam as necessidades e preferências de consumo de cada cliente.

Transmissões ao vivo

O cérebro humano é capaz de processar conteúdo visual até 60 vezes mais rápido do que texto, o que torna esse formato um grande aliado para lojistas.

Já até falamos em outro post o quão importantes as lives foram em 2020. Acredita-se que, para o novo ano, elas terão um papel essencial nos processos de reconhecimento de marca e vendas.

Segundo um estudo apresentado pela Hubspot, 68% dos entrevistados preferem vídeos curtos como fonte de descoberta de novos serviços ou produtos.

Esse é um indicador claro do porquê de as lives fazerem tanto sucesso nas redes sociais. 

Além de possibilitarem maior engajamento, as transmissões ao vivo também aumentam a conexão da marca com o público.

Veja algumas das plataformas em que a sua loja pode começar a arrasar nas lives:

  • Instagram;
  • Facebook;
  • Tik Tok;
  • Youtube.

Você, lojista, que ainda não utiliza esse recurso a seu favor, está na hora de olhar para as lives com outros olhos. E, caso lhe falte planejamento, você pode recorrer aos calendários de redes sociais para lojistas clicando aqui.

Experiência do usuário 

Assim como falamos no início, as marcas estão ficando cada vez mais iguais em termos de serviços. A grande responsável por isso é a tecnologia, que nos permite, com facilidade, acompanhar as novidades dos concorrentes: o chamado benchmarking.

Por exemplo, se a marca A resolver lançar um tênis novo hoje, daqui duas semanas a marca B lançará um modelo parecido, só que melhor. A marca C também, e oferece um preço ainda mais baixo.

Agora, cabe ao lojista proporcionar uma experiência realmente inovadora, para que o consumidor não vá buscar o que procura no concorrente. 

Abaixo seguem algumas das principais preferências dos clientes, segundo uma pesquisa feita pela PWC:

  • Conveniência;
  • Informação;
  • Facilidade na hora de pagar;
  • Eficiência.

Outro ponto relevante é a interação humana, mesmo que seja on-line. Os consumidores necessitam de atendimento humanizado, que entenda suas dores e necessidades.

Portanto, vale a pena repensar a forma que a sua marca/loja trata dos clientes durante cada etapa do funil de vendas.

Marketing de indicação

Sabe quando aquele seu amigo que comprou determinado produto e chegou, todo feliz, comentando sobre? Esse é o marketing de indicação.

Essa estratégia, na verdade, envolve uma série de boas práticas, que vão desde a experiência do usuário à qualidade do produto/serviço oferecido. 

Mas isso pode ir muito além, como a criação de um programa de indicações muito bem elaborado, em que os clientes recebem benefícios ao indicar a loja aos amigos.

Grandes empresas se beneficiam do marketing de indicação, que ajuda a aumentar o reconhecimento de marca, além do aumento considerável da base de fãs.

Marketing de conteúdo

Levar conteúdo relevante na internet é uma maneira muito eficiente para fidelizar clientes. Esta continua sendo uma das grandes tendências de marketing para lojistas.

Além do mais, também eleva a autoridade da marca nas redes sociais, contribuindo muito na decisão de compra do consumidor.

A produção de conteúdo pode envolver a criação de blogposts, podcasts, vídeos para Youtube, postagens no Instagram e Facebook etc. O que importa aqui é educar os seguidores, mostrando que a sua loja sabe o que faz.

Marketing de microinfluência

Pode parecer que não, mas microinfluenciadores têm em mãos um grande poder de convencimento. É por isso que essa estratégia também promete muitos resultados para 2021.

Influenciadores com até 40 mil seguidores possuem um excelente engajamento, já que têm mais credibilidade e são mais próximos das pessoas que os seguem.

Para um lojista, manter uma parceria de sucesso com um microinfluenciador pode resultar em grandes vantagens à empresa.

E quando falamos em vantagens, estamos nos referindo tanto a vários seguidores acompanhando a sua página quanto ao aumento do número de vendas. 

Mas primeiro, é importante conhecer o nicho de atuação de cada influenciador. Por exemplo, se você tem uma loja de roupas, é interessante entrar em contato com influencers que façam  parte desse segmento.

Afinal de contas, você vai querer atrair potenciais clientes e não seguidores que contribuirão somente para as métricas de vaidade da empresa.

Marketing no WhatsApp

O app de troca de mensagens mais famoso do mundo é também o preferido dos brasileiros. Por este motivo, saber usá-lo no seu negócio pode gerar bons lucros em 2021.

Com o WhatsApp Business, você cria um canal oficial da sua marca na plataforma, e ainda assim pode adicionar diversos recursos para facilitar a vida dos clientes durante o atendimento.

Além de melhorar a experiência do usuário, o app também garante muito mais praticidade aos consumidores da sua marca. 

Sendo assim, se você ainda não criou uma conta no WhatsApp Business, está na hora de fazer e aproveitar todos os benefícios desta plataforma incrível.

Agora que você já conhece as principais tendências de marketing que vão bombar para lojistas em 2021, aproveite também para deixar um comentário e conhecer outros posts que podem te ajudar muito. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *