TikTok para empresas: saiba se vale a pena ou não apostar nesse fenômeno

O TikTok é a rede social do momento! Inclusive, já bateu recordes de downloads em todo o mundo, até mesmo no Brasil. Mas a pergunta que não quer calar é a seguinte: vale a pena usar o TikTok para empresas?

O app de vídeos curtos vem se destacando com sua maneira simples de mexer, que proporciona ao usuário uma experiência leve e divertida.

Além disso, recentemente algumas marcas já migraram para a rede social em busca de maior aproximação com o consumidor

Quer descobrir mais sobre como usar o TikTok na sua estratégia? Continue com a leitura!

O que é TikTok? 

Você provavelmente já deve ter visto algum vídeo de “dancinha” ou algum tutorial com a marca d’água do TikTok. Porém, vale destacar que o aplicativo é muito mais que isso.

A plataforma é focada em vídeos curtos de até 60 segundos. 

O usuário pode gravar e editar dentro do próprio aplicativo que oferece uma série de efeitos, músicas e filtros superdivertidos. 

O que pouca gente sabe é que esse app foi criado em agosto de 2018, pela empresa chinesa ByteDance, que fez um acordo de compra bilionário com o Music.ly, uma antiga rede social de muito sucesso. 

Atualmente, o TikTok já ultrapassou a marca de 2 bilhões de downloads em todo o mundo e continua crescendo.

Não é à toa que grandes marcas como Nubank, Lojas Renner, Magazine Luiza, entre outras, já marcam presença nas trends mais famosas da plataforma.

Fique de olho no público

Apesar de ser uma rede social bastante diversa e em constante crescimento, o TikTok ainda conta com um público bem segmentado.

Estatísticas apontam que a grande maioria de seus usuários é adolescente. O que explica os vídeos de humor, POVs e dublagens fazerem tanto sucesso.

Mas com a ascensão do TikTok, novas gerações já começaram a emergir no universo dos vídeos curtos. 

Para empreendedores, a dica é focar em um público na faixa dos 16 e 25 anos, por enquanto. 

Como as empresas podem usar o TikTok?

Como mencionamos acima, a rede social é formada por um público bem jovem e antenado nas principais tendências da plataforma. Logo, seria mais que justo fazer parte dessa “onda”.

Abaixo separamos um exemplo de como a sua empresa pode se enturmar com o público presente no TikTok:

@magalu

Olha só como aproveitar as luzinhas de Natal em 2021! Tudo para um porta-retrato com a sua cara #TemNoNagalu #DicasdaLu #DIY

♬ som original – Lu do Magalu 🙋🏻‍♀️

Nesse vídeo de poucos segundos, a empresa Magazine Luiza atingiu mais de 50 mil pessoas e quase 7 mil curtidas. Tudo isso com um tutorial bem simples e divertido.

No final do vídeo, a gigante do varejo ainda faz uma chamada para que as pessoas usem o áudio para interagir com a marca, o que também ajuda a aumentar o engajamento do vídeo original. 

Ou seja, a empresa realmente mergulhou no universo do TikTok e seus vídeos já viraram tendências dentro da plataforma. 

Isso mostra que é perfeitamente possível incluir essa rede social dentro de qualquer estratégia de marketing. E vamos mostrar como fazer isso logo abaixo. 

Como incluir o TikTok na estratégia de marketing da sua empresa

É normal começar a prestar mais atenção em uma nova rede social, principalmente quando ela apresenta números tão grandiosos como os do TikTok. 

Para empresas, primeiro é necessário ter alguns cuidados antes de incluir esse aplicativo na estratégia de marketing digital do seu negócio.

Analise se o seu público se encaixa naquela faixa etária que falamos no início do artigo. Ou seja, caso sua marca tenha um público dentro da faixa de 16 e 25 anos, migrar para o TikTok pode gerar bons resultados.

Nesse caso, o conteúdo obviamente seria mais humorístico, dentro das trends da própria plataforma. 

Agora, empresas com perfis mais formais podem se decepcionar ao investir em vídeos curtos mais bem-humorados. 

No entanto, isso não significa que uma marca com consumidores mais velhos não possa criar um perfil na rede. 

A ideia é adequar o conteúdo para atingir novos públicos dentro desse fenômeno chamado TikTok.

Dicas para ter sucesso com TikTok para empresas

Você já decidiu que vai baixar o TikTok e incluí-lo à estratégia de marketing da sua marca, mas ainda não sabe por onde começar? Tenha calma, porque este tópico é todo seu!

Existem vários truques para uma marca crescer nas redes sociais. Por isso, separamos abaixo algumas das principais dicas para quem está começando e deseja alcançar bons resultados usando o TikTok.

Participe das trends

O TikTok é ótimo para criar peças de marketing viral. Para isso, basta entrar nas diversas trends que são lançadas toda semana na plataforma.

Com isso, a própria moderação da rede social impulsiona gratuitamente os vídeos relacionados ao assunto do momento. 

É possível acompanhar as tendências do TikTok ao acessar o ícone de busca do aplicativo. Dessa forma, você encontrará as músicas e hashtags que estão em alta.

Aqui vai uma dica: use a criatividade na hora de gravar alguma trend do TikTok. A originalidade é o principal fator para que um conteúdo se torne viral.

Teste, teste e teste

Não é fácil emplacar um vídeo de cara no TikTok. Por isso, é importante que você faça testes na rede social da sua empresa. 

Assim, você terá certeza do que funciona e o que não funciona dentro da plataforma. Lembrando que o seu público estará avaliando cada conteúdo.

Pode ser que o humor não seja a praia da sua marca no app. Então, por que não testar algum tutorial relacionado ao seu nicho?

O TikTok é bem amplo, por isso você deve testar os formatos antes de focar somente em um tipo de vídeo. 

Seja paciente

Assim como em qualquer rede social, no TikTok você precisará ter um pouco de paciência antes de começar a ter resultados. 

Portanto, publicar conteúdo com constância é a melhor maneira de crescer a sua empresa nesta rede social.

Crie um cronograma de postagens e comece a produzir materiais diários. Assim, você marcará presença, o que te ajuda a manter uma conexão maior com o público-alvo. 

Agora que você já sabe como usar o TikTok para empresas, diga aí nos comentários se pretende usar a rede social na sua estratégia de marketing.

Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *