UGC: 7 vantagens incríveis que você precisa conhecer

As pessoas que seguem a sua marca nas redes sociais sabem o que as outras pessoas pensam sobre seus produtos e serviços?

Opiniões do público podem virar conteúdo nos perfis da sua marca. O chamado User-Generated Content (UGC) é uma grande oportunidade para aumentar o engajamento do seu negócio, além de implementar sua estratégia de marketing com chave de ouro.

Compartilhar avaliações, feedbacks ou até mesmo críticas pode ser ótimo para o seu negócio, já que tem como principal intuito influenciar as decisões dos demais seguidores

Mas não pense que o UGC é simples de ser feito, uma vez que errar um pouco a mão pode prejudicar a imagem da sua empresa. 

Pensando nisso, separamos 7 vantagens para quem deseja promover a própria marca através do User-Generated Content.

Confira!

7 vantagens de promover UGC nas redes sociais da sua empresa

1. Baixo investimento

Você não precisa pagar nada para obter este tipo de conteúdo, já que é um recurso gerado de forma totalmente espontânea. 

Quer um exemplo simples de UGC? Dê uma olhada nos comentários recentes das suas postagens. Tudo aquilo que seus seguidores comentam pode ser considerado conteúdo.

Outra coisa que pode virar conteúdo são os feedbacks de produtos adquiridos por quem já é cliente.

Ao compartilhar essas ideias, você não gastará um centavo sequer e ainda manterá a página da sua empresa atualizada com novas postagens. 

2. Auxilia na identificação de persona

Pare um segundo e comece a analisar todas as interações de seus seguidores e potenciais clientes. Muitos têm dúvidas, dores, desejos e interesses. Aqui está um tesouro maravilhoso!

A partir do momento em que você começa a analisar o UGC, se torna possível identificar o que o seu público deseja. E isso é extremamente útil para o crescimento da sua marca.

Quando você entende a linguagem da sua audiência, fica muito mais fácil desenvolver novos conteúdos que conversem com o público-alvo. 

Por exemplo, uma dúvida comum respondida através de um post pode esclarecer o assunto de uma só vez, para todos os seguidores. 

3. Aumenta a conexão entre a marca e o cliente

Sabe aquela sensação de ser notado por alguém que você admira? Então, quando alguma marca responde o comentário de um seguidor, essa pessoa se sente valorizada. 

E isso é muito importante para o crescimento da sua empresa, já que usar o UGC a seu favor, e de forma estratégica, auxilia na fidelização de clientes

Além do mais, os demais usuários percebem quando uma marca ouve e valoriza seus clientes, o que torna o UGC ainda mais importante no processo de aproximação do público-alvo. 

4. A sua marca na boca do povo

Uma marca que, além de oferecer ótimos produtos e um atendimento de altíssima qualidade, também ouve e valoriza seus clientes. Dá ou não dá vontade de sair por aí contando isso para meio mundo?

Quanto mais pessoas falam bem do seu negócio nas redes sociais, mais sua marca se diferencia diante da concorrência. Sem contar o aumento incrível de autoridade. 

Vale ressaltar que isso é uma prova social impressionante, já que não há propaganda melhor do que aquela que é feita de forma espontânea e por quem é cliente. 

5. Torna sua marca mais autêntica

Todo mundo sabe quando uma marca tem personalidade e quando não tem. E isso fica muito mais explícito nas redes sociais.

Dessa maneira, explorar o conteúdo gerado por usuários estrategicamente é uma excelente oportunidade de mostrar que os consumidores tiveram uma boa experiência com a empresa. 

Perceba que não estamos falando de postagens promocionais, repleta de elogios feitos pela própria empresa, numa tentativa falha de empurrar qualquer produto goela abaixo.

No UGC, são os clientes que mostram que a empresa é autêntica, que tem benefícios e vantagens. É uma estratégia poderosíssima!

6. UGC gera mais resultados

O conteúdo gerado por usuários tem forte influência nas decisões de compra. O compartilhamento de ideias, feedbacks e reviews pode colocar a sua marca no radar de outros consumidores. 

É por isso que é tão importante dar valor aos insights gerados pelos seguidores. Para se ter ideia, eles atuam como micro-influenciadores, gerando interesse em outras pessoas

Imagine ter um aumento considerável no número de vendas sem precisar gastar com isso? É o sonho de todo empreendedor. Mas que pode ser realizado a partir do UGC. 

7. Incentiva as pessoas

A partir do momento em que você compartilha alguma coisa produzida por um de seus seguidores, automaticamente as outras pessoas começam a querer fazer a mesma coisa. 

Afinal de contas, a sua empresa demonstrou interesse no que o público está falando. Assim, a sua audiência ficará à vontade para expor opiniões a respeito da sua empresa

É como criar uma bola de neve de engajamento, que aumenta à medida que mais pessoas comentam sobre os produtos, atendimento e experiência gerados pela sua marca.

Como usar o UGC a seu favor?

Agora que você já sabe sobre o UGC, que tal começar a explorar esse tipo de conteúdo no seu planejamento?

Aqui vão algumas dicas de como identificar o melhor conteúdo gerado por usuários:

  • Peça uma avaliação sincera: no pós-venda, converse com o cliente e peça uma avaliação. Isso pode gerar muitos insights positivos;
  • Fique de olho nas menções: confira o que as pessoas falam sobre a sua marca a partir de hashtags personalizadas;
  • Crie campanhas: benefícios como descontos e brindes em troca de avaliações podem resultar em um excelente conteúdo.
  • Stories: sempre compartilhe os stories que mencionam a sua marca, seja mostrando um recebido pago, um feedback ou até mesmo uma crítica, como já falamos.

A ideia do UGC é incluir o seu bem mais precioso, o cliente, no universo das suas redes sociais. Mas lembre-se de fazer isso de maneira natural e espontânea. 

Ah! E se você precisa de uma mãozinha no planejamento de conteúdo nas redes sociais, não deixe de conferir o nosso calendário exclusivo. É uma ótima forma de crescer no mundo digital!

Para dúvidas e sugestões, é só deixar aí nos comentários que a gente responde o mais rápido possível.

Até breve!

ugc

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *