Como usar Emojis no Instagram: 3 práticas recomendadas para tornar as legendas mais acessíveis

Usar emojis no Instagram pode parecer uma boa ideia. Eles são importantes, tornam o conteúdo mais divertido, interessante e contribuem para melhorar a acessibilidade do seu conteúdo.

Mas para deficientes visuais, os emoji podem tornar a experiência no Instagram um pouco difícil, uma vez que os recursos de acessibilidade costumam “traduzir as carinhas” com um pouco de limitação.

Diante disso, é fundamental usar emojis da maneira correta para garantir que seu conteúdo do Instagram seja acessível a todos os públicos. 

Quer aprender como criar uma estratégia de mídia social amigável ao leitor de tela, continue a leitura para conferir!

usar emojis no Instagram: por que a acessibilidade é importante

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que 2,2 bilhões de pessoas em todo o mundo têm alguma deficiência visual.

Para consumir conteúdo digital, pessoas cegas e deficientes visuais usam tecnologia assistiva (como leitores de tela) para ler o conteúdo em voz alta ou transcrevê-lo para braille.

Se você não está priorizando a acessibilidade em sua estratégia de mídia social, pode estar impedindo que clientes ou conexões em potencial aproveitem seu conteúdo.

Três práticas recomendadas para usar emojis no Instagram

Emojis podem ser uma ótima maneira de adicionar interesse visual às suas legendas, mas para usuários com deficiência visual, eles podem ter um grande impacto na clareza do seu conteúdo.

Os leitores de tela “traduzem” emojis lendo em voz alta suas meta descrições – que nem sempre são as mais fáceis de entender.

Portanto, com isso em mente, vale a pena considerar como e quando você usa emojis em suas legendas. Aqui estão três dicas para ajudá-lo a começar:

Dica nº 1: use emojis com moderação

É fácil exagerar no uso de emojis no Instagram.

No entanto, embora os emojis sejam fáceis de serem consumidos por pessoas com visão normal em questão de segundos, um usuário com alguma deficiência visual terá uma experiência muito mais lenta.

Por exemplo, se houver muitos emojis juntos, em sequência, eles serão lidos como uma frase longa: coelho-cachorro-pegadas-sorriso-sorriso-riso-rosto-polegar para cima. 

O usuário que estiver utilizando os recursos de acessibilidade para ler sua legenda, não entenderá o que você quis dizer!

Por isso, utilize-os com moderação.

Dica 2: verifique novamente as descrições dos emojis

Nem todo emoji tem a meta descrição que você acha que tem. Na verdade, alguns são bastante surpreendentes.

Também existem emojis com descrições e aparências que variam entre diferentes plataformas e dispositivos.

Por exemplo, um dos ícones de emoji de casa é conhecido como Casa Abandonada , Casa Antiga ou Casa Assombrada, dependendo de onde e como é visualizado por um usuário.

Se você quiser verificar novamente a descrição dos emojis que está usando em seu conteúdo, um excelente recurso é o site emojipedia.org.

O Emojipedia lista todos os emojis conhecidos junto com suas diferentes aparências e descrições entre plataformas e dispositivos, tornando-se um recurso útil para criadores de conteúdo.

Dica nº 3: coloque os emojis no final da legenda

Por último, mas não menos importante, é uma boa ideia pensar sobre onde você coloca emojis nas legendas do Instagram.

Os leitores de tela irão “traduzir” emojis onde quer que sejam colocados em uma legenda, o que pode realmente interromper o fluxo de leitura para usuários com deficiência visual.

Ao adicionar emojis ao final de suas legendas em vez de ao longo do texto, você manterá suas legendas fáceis de seguir para todos os públicos.

Com mais de 1 bilhão de usuários globais no Instagram, é compreensível que os criadores de conteúdo queiram fazer todo o possível para garantir que suas postagens se destaquem no feed.

No entanto, a criação de conteúdo acessível que seja amigável ao leitor de tela deve ser uma prioridade para os usuários do Instagram.

Afinal, conteúdo inclusivo significa que mais pessoas podem acessá-lo e consumi-lo, o que pode resultar em maior engajamento, novos seguidores e uma experiência geral melhor para todos no Instagram.

Pronto para tornar suas postagens no Instagram mais acessíveis? Conheça nosso calendário de conteúdo e planeje seus posts com antecedência.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *